MAIS

    EUA colocam agentes da TSA em Guarulhos e terminal exige uso de “zip lock”

    Por

    Agentes da TSA (Transportation Security Administration) se reuniram nesta sexta-feira, 22/8, com representantes do Aeroporto Internacional de Guarulhos para fechar um acordo que prevê medidas mais rigorosas de controle para passageiros com destino aos Estados Unidos.

    A chegada da TSA ao Brasil ocorre em um momento de tensão crescente entre os governos de Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva, além do aumento das restrições para a entrada de estrangeiros nos Estados Unidos.

    Desde a posse de Trump, a embaixada dos EUA no Brasil tem publicado diversos alertas nas redes sociais sobre as exigências para entrada no país. Entre os anúncios, destaca-se a revisão de 55 milhões de vistos concedidos globalmente.

    Em uma das publicações, a embaixada alerta sobre pedidos de visto com a intenção de obter cidadania americana por meio do nascimento de filhos em território norte-americano:

    “Oficiais consulares vão negar o seu pedido caso haja indícios de que essa é a sua intenção”, diz o comunicado.

    Outros alertas recentes incluem:

    10 de agosto – A partir de 2 de setembro, solicitantes de visto de não imigrantes, inclusive os que estão renovando, deverão comparecer a uma entrevista presencial.

    9 de agosto – “A fronteira está mais vigiada do que nunca – por terra, ar e mar.”

    7 de agosto – “Não sair dos EUA no prazo ou violar os termos do visto pode resultar em cancelamento, deportação e impedimento de reentrada no país.”

    19 de julho – “Se você está nos EUA ilegalmente, é hora de retornar ao seu país.”

    17 de julho – “A cidadania americana não está à venda. Fraude matrimonial é crime.”

    Guarulhos exige plásticos zip lock para líquidos com até 100 ml

    Uma das novas medidas de segurança já está em vigor no Aeroporto de Guarulhos: todos os líquidos e cremes com até 100 ml devem ser embalados obrigatoriamente em saquinhos plásticos tipo zip lock.

    5 imagensFechar modal.1 de 5

    2 de 5

    3 de 5

    4 de 5

    5 de 5

    Passageiros que embarcaram hoje para destinos internacionais foram surpreendidos com a exigência. A regra de limite de 100 ml para líquidos e cremes já existia, mas a obrigatoriedade do uso dos saquinhos zip lock não era aplicada anteriormente. Quem não atendeu à nova norma precisou descartar os produtos ou despachá-los. Alguns passageiros borrifaram todo o frasco de perfume antes de jogar a embalagem fora em forma de protesto.

    A medida foi implementada sem aviso prévio ou período de adaptação. Em outros aeroportos, quando normas semelhantes foram adotadas, os saquinhos chegaram a ser fornecidos aos passageiros inicialmente.

    Muitos optaram por jogar fora perfumes e cremes por não estarem com as embalagens exigidas.

    Para completar o dia caótico no terminal, um apagão atingiu o aeroporto, agravando ainda mais a situação dos passageiros.

    Aeroporto de Guarulhos disse que segue as regras da Anac

    A assessoria de imprensa do Aeroporto Internacional de Guarulhos não comentou a reunião com a TSA nem a razão de somente agora passar a exigir o zip lock.

    Sobre a inspeção de líquidos acondicionados em embalagem plástica, informou que “são regras aplicáveis à inspeção de segurança da aviação civil” e que “o procedimento segue integralmente a Resolução nº 515, de 27 de setembro de 2005, especificamente a Seção II, que disciplina o transporte de líquidos em áreas de embarque internacional”.

    A embaixada americana não respondeu ao pedido de esclarecimento.