Estados Unidos e Paraguai assinaram um acordo de cooperação sobre pedidos de asilo, que deve facilitar o envio de requerentes de proteção ao país liderado por Santiago Peña. O pacto foi anunciado nesta quinta-feira (14/8).
O documento foi assinado pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e pelo ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, em Washington.
Leia também
-
Embaixada dos EUA no Brasil faz alerta sobre “turismo de nascimento”
-
Lula critica bloqueio dos EUA a Cuba: “Deixe os cubanos em paz”
-
Sanções de Trump: EUA amplia ofensiva e chega a nomes do governo Lula
-
EUA revoga vistos de brasileiros ligados ao Mais Médicos
Segundo o chefe da diplomacia de Donald Trump, Washington e Assunção concordaram em firmar um Acordo de Terceiro País Seguro (STCA). Na prática, isso permite pessoas que buscam asilo nos EUA realizem seus pedidos de proteção no Paraguai.
Isso porque o STCA exige que imigrantes que passam por país considerado seguro, enquanto estão a caminho de uma terceira nação em busca de proteção, devem solicitar asilo naquele país, e não no destino final.
A prática, segundo Rubio, visa impedir que o “sistema de asilo dos EUA seja utilizado de forma abusiva”. A medida vai de encontro a políticas de Trump contra imigrantes no país.