A Embaixada dos Estados Unidos afirmou que solicitantes de visto tipo F, M e J deverão ajustar as configurações das redes sociais para o “modo público”. O anúncio foi feito neste domingo (24/8), por meio publicação nas redes sociais.
“Essa medida permite que sejam feitas todas as verificações necessárias para avaliar se o solicitante atende aos requisitos para entrada nos Estados Unidos”, diz o comunicado.
Leia também
-
Visto de caminhoneiros é suspenso nos EUA; medida atinge brasileiros
-
Governo dos EUA anuncia revisão dos vistos de 55 milhões de estrangeiros
-
Estados Unidos revoga o visto de mais de 6 mil estudantes
-
EUA suspendem emissão de vistos para cidadãos da Faixa de Gaza
Os vistos em questão são destinados a estudantes, intercambistas culturais e acadêmicos e especialistas ou técnicos vocacionais. Apesar do comunicado, a embaixada não deixou claro como serão feitas as verificações e nem o que pode ser considerado como rede social.
Na última quinta-feira (21/8), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, já havia declarado que a emissão de vistos de trabalho para motoristas de caminhão está suspensa, devido ao “número crescente de motoristas estrangeiros”, disse.
Ainda na quinta-feira, o Departamento de Estado norte-americano anunciou que está revisando os registros de mais de 55 milhões de estrangeiros com vistos válidos nos EUA, com objetivo de encontrar possíveis violações que possam levar à revogação do visto ou à deportação.
“Revisamos todas as informações disponíveis como parte de nossa verificação, incluindo registros policiais ou de imigração ou qualquer outra informação que venha à tona após a emissão do visto indicando uma potencial inelegibilidade”, disse.
As medidas acontecem em meio a políticas de imigração do governo de Donald Trump e crises nas relações bilaterais com diversos países, incluindo o Brasil.