O lado leste do estado de Nebraska, nos Estados Unidos, foi atingido por fortes tempestades, nesse sábado (9/8), que deixaram uma mulher morta, um homem gravemente ferido e duas unidades penitenciárias danificadas. A situação provocou a realocação de 387 detentos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Waterloo, o caso mais grave ocorreu no Parque Estadual Two Rivers, a cerca de 8 km da fronteira oeste de Omaha.
Segundo a imprensa internacional, socorristas encontraram um veículo esmagado por um grande choupo – um tipo de árvore – após rajadas de vento que superaram os 129 km/h, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).
A mulher no carro morreu no local. Um homem, preso entre as ferragens, foi resgatado após 90 minutos e levado a um hospital de Omaha com ferimentos graves.
Leia também
-
Hong Kong emite alerta máximo de tempestade pela 4ª vez em 8 dias
-
EUA se preparam para novas tempestades após tornados que mataram 33
-
Tempestades e tornados deixam ao menos 19 mortos nos EUA
-
Tempestade em Houston, EUA, deixa 7 mortos e 800 mil famílias sem luz
Rastro de destruição
O parque, conhecido por atividades de acampamento, registrou danos extensos, assim como outras áreas do leste do Nebraska. Telhados foram arrancados, árvores caíram e milhares de residências ficaram sem energia elétrica.
Na capital, a tempestade arrancou o teto de duas alas da penitenciária estadual. Câmeras de segurança registraram o momento do colapso. Segundo o Departamento Estadual de Serviços Correcionais, não houve feridos e todos os presos foram realocados em segurança.
Este vídeo filmado hoje cedo no Nebraska-EUA, não está em timelapse.
A velocidade está em tempo real.Foi uma SUPER TEMPESTADE com locais batendo mais de 200mm/h de água, 30mm de granizo.
Vocês estão vendo um EVENTO EXTREMO DE GRANDE MAGNITUDE.
pic.twitter.com/gcqGptjLYw
— Bruno Brezenski (@bbbrezenski) August 10, 2025