A associação positiva é uma das maneiras de fazer os cães se afeiçoarem aos tutores. Para conquistar seu amigo de quatro patas, é importante optar por estratégias que façam crescer o desejo do pet por sua companhia. Segundo o veterinário Felipe Pinheiro, o vínculo entre cachorro e tutor pode ser fortalecido no dia a dia se houver constância e rotina.
Leia também
-
Como o cachorro escolhe sua pessoa preferida, segundo uma veterinária
-
Como saber se o seu cachorro está estressado
-
Saiba quais as raças de cachorro ideais para pessoas com alergia
O ideal é manter uma rotina equilibrada com os animais de estimação. Pinheiro explica que os cães são mutio sensíveis ao tom de voz utilizado pelo tutor. Eles reparam, ainda, em gestos e no humor dos humanos ao seu redor. Desse modo, quando há reciprocidade, e o tutor responde à aproximação com amor e respeito, a conexão pode ser fortalecida e virar uma amizade duradoura.
Ofereça cuidados, alimentação, carinho, brincadeiras e proteção se deseja que o “aumigo” te enxergue como alguém que vale ser amado. Dessa forma, o cão irá liberar ocitocina, o “hormônio do amor”.
Confira quatro formas de fazer seu cachorro te escolher como pessoa preferida:
Foque em presença com qualidade
Na hora de interagir com o cão, esteja presente integralmente. Deixe lado o celular e as preocupações do cotidiano. Brinque, converse, dê carinho e demonstre afeto. Isso fará com que o pet crie memórias positivas com você. “Ele precisa saber que pode contar com você a qualquer momento, nos calmos ou nos agitados”, indica.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Os cães podem expressar afeto de diferentes formas
Getty Images2 de 4
A relação de proximidade entre tutor e pet influencia o bem-estar de ambos
Getty Images3 de 4
A conexão mútua ocorre através do olhar
Getty Images4 de 4
Os animais de estimação desempenham um papel importante para a família
Getty Images
Utilize um reforço positivo
Quando o cachorro fizer algo positivo, use petiscos, elogios ou um carinho por bom comportamento. A comida é uma maneira de conquistar os animais de estimação, o que traz satisfação a eles.
Essa troca será benéfica para relação, fazendo com que o animal associe sua presença a algo agradável e afetuoso.
Mantenha uma rotina previsível
Pinheiro descreve que ter horários “fixos” para lanches e passeios, por exemplo, pode transmitir ao pet a sensaçao de segurança emocional. Os cachorros se sentem tranquilos em rotinas assim, o que reduz a ansiedade, melhora o comportamento e fortalece o vínculo entre pet e tutor.
Tenha compreensão e paciência com os limites dele
O ideal é sempre respeitar os limites do seu cachorro. Forçar contato é contraindicado no relacionamento com qualquer raça. O especialista orienta não recorrer a comportamentos pouco naturais, e aprender a ler os sinais dados pelos pets. “Confiança e afeto se constrói, não se impõe”, reforça.