MAIS

    “Falta de sossego”: protestos incomodam vizinhos de Bolsonaro

    Por

    Moradores do condomínio Solar de Brasília, em Brasília (DF), onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre prisão domiciliar, relataram ao Metrópoles, nesta quarta-feira (6/7), o incômodo com a movimentação intensa de apoiadores do ex-mandatário desde o início desta semana, no bairro Jardim Botânico.

    Buzinaços, gritos e o trânsito travado estão entre os principais transtornos enfrentados pelos moradores desde que a decisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na segunda-feira (4/8).

    Ao Metrópoles, uma moradora que preferiu não se identificar, relatou a dificuldade de manter a rotina e o silêncio dentro de casa.

    “A gente entende o direito de manifestação. Mas aqui vivem idosos, crianças, trabalhadores. Eles precisam ter noção de que estamos sem sossego em nossas próprias residências. Não dá para aguentar assim”, disse a moradora.

    Outro morador, que também optou por não divulgar o nome por receio, afirmou estar indignado com o barulho causado pelas manifestações.

    “Eu moro perto da portaria e não estou mais aguentando a presença de manifestantes. À noite, muitos carros que estão nas manifestações passam buzinando e tiram o conforto da gente. Não sei até quando isso vai durar. Ontem foi menos gente que na segunda, mas ainda é um incômodo.”

    Questionado sobre a possibilidade de um novo acampamento bolsonarista na região, o morador se mostrou apreensivo. “A gente fica com medo, né? Não sabemos a verdadeira índole desses manifestantes, mas não queremos incômodos onde moramos.”

    A movimentação no entorno do condomínio aumentou desde que Bolsonaro passou a cumprir prisão domiciliar na última segunda-feira. Além dos manifestantes, o local também inclui a presença constante de simpatizantes e viaturas policiais.

    Diversos veículos também têm circulado pela área com buzinas e mensagens de apoio ou hostilidade direcionadas ao ex-presidente. A maioria dos motoristas, no entanto, são próprios moradores que, às vezes, possuem dificuldades para acessar suas casas por conta dos protestos.

    Carreata contra prisão de Bolsonaro

    Apoiadores do ex-presidente realizaram, na noite de terça-feira (5/8), um buzinaço seguido de uma carreata que partiu da Torre de TV, na capital do Brasil, e percorreu as principais avenidas da capital federal até o condomínio onde o ex-presidente reside.

    O ato teve início por volta das 19h, com concentração na Torre de TV. Em seguida, os manifestantes seguiram em carreata por cerca de 2 horas até chegarem ao local.

    Entre os participantes da manifestação, estavam a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), o deputado federal General Girão (PL-RN), o deputado distrital Thiago Manzoni (PL-DF) e o desembargador aposentado Sebastião Coelho.

    Nesta quarta há outra mobilização na região central da capital federal.