MAIS

    Fim de semana tem incêndios em ao menos 7 cidades em SP. Veja imagens

    Por

    As equipes municipais de Defesa Civil registraram a ocorrência de incêndios em ao menos sete cidades em diferentes regiões do Estado de São Paulo neste fim de semana.

    O maior deles ocorreu em Taubaté, no interior paulista, onde chamas de grandes proporções atingiram cerca de 80 hectares de mata, grande parte em Área de Preservação Permanente (APP), em local próximo ao Parque do Itaim (foto de destaque).

    A ocorrência mobilizou Corpo de Bombeiros, Defesa Civil municipal, equipes de apoio e da Brigada Militar do Comando de Aviação do Exército. Foram utilizados aproximadamente 52 mil litros de água e caminhões-pipa da prefeitura. O monitoramento segue na região.

    Já na região de Atibaia, um incêndio de grandes proporções, que ocorre desde a última quarta-feira (13/8), se estendeu durante o final de semana, nas proximidades da avenida Fernão Dias.

    “A área queimada ultrapassa 48 hectares, incluindo trechos de vegetação natural e possivelmente Área de Preservação Permanente (APP). A ocorrência segue em andamento”, informou a Defesa Civil.

    Também neste domingo (17/8), um incêndio em vegetação foi registrado nas proximidades Fazenda Rodeio, em Mogi das Cruzes. Agentes de Defesa Civil municipal, brigadistas e Corpo de Bombeiros seguem atuando na ocorrência.

    10 imagensIncêndio em Taubaté (SP)Equipes atuam para controlar fogo em mata em Taubaté (SP)Incêndio em Taubaté (SP)Brigadista combate foto em vegetação em Pedregulho, no interior de SPCaminhão-pipa foi empregado para controlar fogo em mata em Igarapava (SP)Fechar modal.1 de 10

    Incêndio de grandes proporções em vegetação em Taubaté, no interior de SP

    Defesa Civil de SP2 de 10

    Incêndio em Taubaté (SP)

    Defesa Civil de SP3 de 10

    Equipes atuam para controlar fogo em mata em Taubaté (SP)

    Defesa Civil de SP4 de 10

    Incêndio em Taubaté (SP)

    Defesa Civil de SP5 de 10

    Brigadista combate foto em vegetação em Pedregulho, no interior de SP

    Defesa Civil de SP6 de 10

    Caminhão-pipa foi empregado para controlar fogo em mata em Igarapava (SP)

    Defesa Civil de SP7 de 10

    Fogo em mata na região de Igarapava (SP)

    Defesa Civil de SP8 de 10

    Foto aérea mostra incêndio em região de mata na cidade de Atibaia (SP)

    Defesa Civil de SP9 de 10

    Foto aérea mostra incêndio em região de mata na cidade de Atibaia (SP)

    Defesa Civil de SP10 de 10

    Foto aérea mostra incêndio em região de mata na cidade de Atibaia (SP)

    Defesa Civil de SP

    Em Pirapora do Bom Jesus, as chamas atingiram cerca de 3,5 hectares de vegetação rasteira na Estrada dos Romeiros. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil municipal, sem registro de vítimas ou danos a edificações.

    Outro incêndio ocorreu em Bauru, no sábado (16/8), quando equipes atuaram para conter o fogo em vegetação rasteira no Parque Roosevelt, que consumiu cerca de três hectares. As chamas foram controladas pelas equipes da Defesa Civil municipal, Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente, sem vítimas.

    Leia também

    Em Pedregulho, um incêndio às margens da Rodovia Cândido Portinari atingiu um canavial e o acostamento da via. A ocorrência também foi controlada.

    Já em Igarapava, durante a madrugada deste domingo (17/8), equipes municipais, brigadistas e usinas atuaram no combate a um incêndio em área de APP na região de serra. Não foi possível mensurar a área atingida, mas a ocorrência foi controlada.

    Sem registro de vítimas

    • Ainda de acordo com a Defesa Civil, não houve registro de vítimas nos incêndios.
    • “Os agentes locais, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e brigadistas de apoio, atuaram diretamente na linha de frente para conter as chamas, proteger áreas de risco e garantir a segurança da população”, informou a Defesa Civil estadual.
    • O órgão reforça a necessidade de cuidados durante o período de estiagem para evitar incêndios em mata. “Além de prejudicarem o meio ambiente, colocam em risco a saúde da população e a segurança de áreas urbanas e rurais”, alertou a Defesa Civil.