O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), escalou um de seus homens de confiança na Casa para negociar um texto de consenso para a PEC do fim do foro privilegiado: o deputado Dr. Luizinho (RJ).
Líder do PP na Câmara, Luizinho foi escolhido para a missão durante a reunião de líderes da terça-feira (12/8), após pedidos de PSD, MDB e PT para que um texto seja apresentado às bancadas antes de a PEC ser votada em plenário.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Deputado Dr. Luizinho (PP-RJ) assinou pedido de anistia ao 8 de Janeiro.
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
2 de 3
O presidente da Câmara, Hugo Motta
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto3 de 3
O líder do PP na Câmara, Dr.Luizinho (RJ)
Marina Ramos / Câmara dos Deputados
O líder do PP foi um dos articuladores do acordo com a oposição que encerrou a ocupação no plenário da Casa. Pelo acerto, após aprovar o fim do foro, o Centrão apoiaria o projeto da anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro.
Por ora, Motta ainda não decidiu quando pautará a PEC do fim do foro. A previsão é de que ela só seja votada quando Luizinho consgeuir negociar um texto de consenso entre oposição, Centrão e a esquerda.
Leia também
-
Fim do foro: PSD de Kassab nega acordo com oposição e pede tempo
-
Sem consenso, Motta adia votação do fim do foro privilegiado
-
Ministros de Lula e petistas votaram a favor do fim do foro no Senado
-
O favorito do Centrão e da oposição para relatar a PEC do fim do foro
A PEC que será negociada é oriunda do Senado e já foi aprovada em uma comissão especial da Câmara. Os deputados, contudo, querem alterar o texto para restringir ainda mais as chances de serem julgados pelo STF.