MAIS

    “Fiquei sem chão”, diz mãe ao ver filha sendo agredida em creche no DF

    Por

    A mãe da menina de 1 ano agredida na creche Espaço Company Kids, localizada na QE 26 do Guará II, relatou como soube das violências sofridas pela filha. Segundo ela, a mãe de uma estagiária que trabalhava na instituição conseguiu localizá-la por meio de um conhecido em comum e mostrou o vídeo com as agressões.

    A secretária Nayara Roque de Oliveira, de 38 anos, contou que ficou em choque ao receber a notícia. “Quando ela falou que era sobre a minha filha, já fiquei desesperada. Quando mencionou que havia um vídeo e me mostrou as imagens, fiquei sem chão, desnorteada, desorientada”, relatou.

    No mesmo dia em que assistiu ao vídeo, Nayara registrou um boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia (Guará II). Segundo ela, a denúncia foi feita em conjunto com a mãe da estagiária, a própria ex-funcionária que presenciou as agressões, e também com a mãe de outro bebê.

    “Eu espero que seja feita justiça”, afirmou Nayara, acrescentando que uma outra monitora da creche contou a ela que as agressões eram frequentes.

    Veja o vídeo da agressão:

    Entenda o caso:

    • Um vídeo obtido pelo Metrópoles mostra uma mulher — responsável pelo estabelecimento — forçando uma colher de comida na boca de uma criança.
    • A menina começa a chorar e é contida de forma agressiva pelos braços pela educadora.
    • As acusações foram feitas por uma ex-funcionária, que relatou ter presenciado empurrões, tapas e métodos coercitivos durante a alimentação das crianças.
    • Pais também procuraram a delegacia após tomarem conhecimento dos vídeos e de relatos compartilhados em grupos de mensagens.

    Agressões

    Em boletim de ocorrência, uma das denunciantes relatou outros episódios de violência, como crianças sendo trancadas em cômodos vazios e tapas desferidos com cadernos na cabeça dos menores.

    A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) informou que a 4ª DP se manifestará após a conclusão das investigações.

    Leia também

    Creche irregular é fechada

    Em nota, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) informou que a creche Espaço Company Kids, não possui credenciamento junto à SEEDF, tampouco tem processo em tramitação para obtenção desse credenciamento.

    A pasta ressaltou que o estabelecimento está funcionando de forma irregular e que a Gerência de Regulação de Ensino da Rede Privada entrou em contato telefônico com a instituição para verificar a situação.

    Segundo a SEEDF, na ocasião, a Sra. Leda Maria Gomes, que se identificou como proprietária da creche, confirmou que ainda não protocolou pedido de credenciamento junto à Secretaria.

    A pasta informou ainda que a creche Espaço Company Kids foi inspecionada na quinta-feira. A instituição reconheceu que opera de maneira irregular e declarou que optará por encerrar suas atividades. A secretaria segue acompanhando o caso.

    A coluna Na Mira entrou em contato com a creche Espaço Company Kids, mas ainda não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.