Nativa da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, a pitomba é uma fruta que engloba um leque de benefícios para a saúde, desde atuar na redução de inflamações até fortalecer o sistema imunológico. Para descobrir quais “tesouros” estão escondidos nessa opção de casca dura e polpa suculenta, a coluna Claudia Meireles recorreu à expertise da nutricionista Cibele Santos.
Leia também
-
Nutri aponta a melhor fruta para ajudar a combater a prisão de ventre
-
Fruta anti-inflamatória ajuda a regular a glicose e reduzir a pressão
-
Fruta rica em vitaminas melhora a digestão e a circulação sanguínea
-
Fruta ajuda a prevenir infarto e protege os vasos sanguíneos
De acordo com a mestranda em nutrição, a fruta traz na composição vitamina C, importante para a imunidade e saúde da pele. A especialista acrescenta sobre a pitomba ser fonte de minerais, a exemplo do ferro, que ajuda na formação de glóbulos vermelhos; e de cálcio, fundamental para os ossos. “Já as fibras facilitam a digestão e promovem a saciedade”, emenda.
A pitomba é uma fruta com polpa suculenta
Getty Images
A fruta tem vitamina C na composição
Getty Images
Ferro e cálcio são dois minerais presentes na fruta
Getty Images
A pitomba auxilia no funcionamento do intestino
“A pitomba dispõe de compostos que ajudam a reduzir a inflamação, por beneficiar órgãos como o fígado e os pulmões. Isso contribui para uma melhor função respiratória e a desintoxicação do organismo”, ressalta Cibele a respeito da ação anti-inflamatória. O consumo da fruta favorece a saúde cardiovascular devido à presença de antioxidantes que auxiliam “na redução da oxidação do colesterol.”
“Os flavonoides são ativos que beneficiam a saúde do coração por contribuir para a diminuição da pressão e melhoria da circulação sanguínea“, completa a expert. Ela frisa que a fruta contém alto teor de antioxidantes, atuantes no combate dos radicais livres. A ingestão também fortalece o sistema imunológico. “O consumo regular tende a aumentar a defesa do organismo”, defende.
Conforme Cibele Santos explica, a fruta, por ser rica em fibras, favorece a regulação do trânsito intestinal e promove a saúde digestiva. “Esses nutrientes são essenciais para prevenir a constipação e melhorar o microbioma intestinal”, emenda a nutricionista. Ela conclui: “Essas propriedades tornam a pitomba uma opção interessante para incluir em uma dieta saudável.”
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.