A Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) vai lançar um programa de apoio psicológico para candidatos da prova, com rodas de conversa que vão abordar desde gatilhos da ansiedade até técnicas para lidar com alta pressão e manter o foco. As inscrições começam na próxima segunda-feira (18/8).
A iniciativa, chamada Fuvest Escuta, acontece após as equipes responsáveis pela aplicação do vestibular identificarem um aumento significativo de crises de ansiedade no momento da prova. O objetivo é oferecer suporte emocional, orientação e técnicas de controle da ansiedade para vestibulandos, além de coletar dados relevantes para pesquisas acadêmicas sobre o tema.
As conversas serão conduzidas por psicólogos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP (IPUSP) — entre eles pós-graduandos, mestres, doutores e professores — para até 10 mil candidatos inscritos no vestibular. A participação será priorizada para candidatos que confirmarem primeiro a inscrição, incluindo os que tiveram isenção da taxa de pagamento, segundo a Fuvest.
Para atender ao público que não conseguir vaga nas rodas de conversa, o programa disponibilizará uma videoaula ministrada pelo psicanalista e professor titular do IPUSP, Christian Dunker, que abordará os mesmos aspectos debatidos nas rodas de conversa virtuais.
Leia também
-
Prefeitura de SP promove vacinação nos CEUs a partir deste sábado
-
OAB-SP libera candidatos fora do prazo a vagas no TJSP e causa revolta
-
Cidade de SP tem o inverno mais frio dos últimos 30 anos, diz Inmet
-
Prefeitura de SP publica edital para renovação do Largo da Batata
“Mais do que escutar, queremos interagir, ensinar e avaliar a condição psicológica dos participantes e estabelecer, futuramente, uma relevante política pública de intervenção e aconselhamento para o enfrentamento de momentos de ansiedade e estresse, como é o momento do vestibular e outras situações de pressão ao longo da vida acadêmica e profissional do jovem”, afirma Maria Livia Tourinho Moretto, professora titular do IPUSP.