Um caso compartilhado no Reddit ganhou as redes sociais ao mostrar a rotina de uma tutora que enfrenta o mesmo desafio sempre que o namorado aparece na sua casa: seu gato fica visivelmente bravo.
Leia também
-
Gato invadindo a casa? Veja 4 medidas seguras e responsáveis para evitar
-
Gatos acolhem e cuidam como “enfermeiros” de cadela doente; veja vídeo
-
Cães e gatos não devem usar cosméticos de humanos; entenda os riscos
-
Obesidade em pets: como evitar o sobrepeso em cães e gatos
Na publicação feita no forúm pela usuária @Hot_Bass_5090, ela descreve que o felino morde aleatoriamente o parceiro e que a tensão é visível nas reações dos dois.
“Ele definitivamente tem um medo/respeito saudável pelo gato”, escreveu. Junto ao relato, ela postou uma imagem em que o gato cinza e branco aparece com pupilas dilatadas e orelhas voltadas para trás — sinais clássicos de irritação felina.
O comportamento rendeu mais de 39 mil reações positivas e centenas de comentários. Um internauta brincou: “Claramente quer toda a atenção.” Outro sugeriu uma solução inusitada: “Minha esposa e eu simplesmente esfregávamos erva de gato no corpo.”
Print da publicação da tutora no Reddit
Explicação por trás da “rejeição” gratuita
Apesar do tom divertido, a situação é comum e tem explicações. A veterinária Giovana Mazzotti, especializada em medicina felina, explica que há muitos motivos para um gato não simpatizar com uma pessoa específica. “Às vezes é o tom de voz, o jeito de se mover ou até mesmo o cheiro. O gato pode associar a pessoa a uma experiência negativa, mesmo que ela nunca tenha feito nada diretamente.”
Segundo a especialista, gatos pouco expostos a visitas ou que não passaram por uma boa socialização nos primeiros meses de vida podem reagir mal a novos humanos no ambiente. “Eles veem essa presença como ameaça”, diz.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Os gatos são bastante territorialistas
Getty Images2 de 4
As fitas chamam a atenção dos felinos
Getty Images3 de 4
Os bichanos podem viver em harmonia
Getty Images4 de 4
Oferecer brinquedos interativos deixam o pet entretido
Getty Images
Giovana recomenda uma abordagem chamada contracondicionamento: oferecer petiscos, brinquedos ou acesso a lugares favoritos do gato quando a pessoa indesejada estiver presente. “O importante é respeitar o tempo do animal. Talvez ele aceite um dia, talvez nunca — não há garantias, porém, o carinho e a paciência sempre ajudam.”