Uma empresa de empréstimos montou um escritório estruturado na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ) para pessoas endividadas, sobretudo de idade avançada, e lucrar com omissão de informações relevantes no ato da contratação.
Segundo os investigadores, o call center de fraudes era digno de um banco, cheio de computadores e telefones. O local funcionava com mais de 50 funcionários responsáveis pela captação dos clientes, especialmente os idosos.
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Nessa quinta-feira (14/8), policiais civis da 32ª DP (Taquara) desmantelaram o escritório e prenderam em flagrante três responsáveis pelo call center.
Os colaboradores seguiam à risca um roteiro de persuasão para convencer pessoas endividadas a fazerem uma portabilidade da dívida, com juros mais baixos, recebendo um valor por essa ação.
No entanto, os clientes não eram informados de que a dívida original apenas cresceria, independentemente da quantidade de parcelas já quitadas. Além disso, os policiais identificaram reclamações de que o banco citado no contato telefônico era diferente do que havia sido originalmente ofertado e os valores depositados muitas vezes não eram os combinados.
A empresa possuía mais de 80 reclamações em uma plataforma de reputação on-line. A conduta criminosa foi confirmada pelos agentes durante os depoimentos das funcionárias ouvidas na sede policial.
Diante dos fatos, os três responsáveis pelo local foram presos em flagrante por associação criminosa e a conduta das demais funcionárias será individualizada.
Os detidos serão encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.