Os Estados Unidos não explicaram o motivo de um avião da Força Aérea do país ter vindo ao Brasil. A aeronave do governo de Donald Trump, sem identificação, pousou em solo brasileiro nessa terça-feira (20/8), com diplomatas a bordo.
Questionada pelo Metrópoles sobre o objetivo da viagem, quais diplomatas compõem a comitiva e a previsão de atividades no Brasil, a embaixada dos EUA em Brasília se limitou a dizer que autoridades brasileiras deram sinal verde para a viagem.
“A aeronave ofereceu apoio logístico à Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil e sua chegada foi autorizada pelas autoridades brasileiras competentes”, disse a representação diplomática dos EUA no Brasil.
O Boeing 757-200, matrícula 00-9001, deixou os EUA na última segunda-feira, a partir de uma base militar em Nova Jérsei. Antes de aterrissar em Porto Alegre, o avião passou pela Flórida e Porto Rico.
Leia também
-
Avião militar dos EUA que pousou no Brasil trazia diplomatas, diz PF
-
Deputados pedem informações sobre avião dos EUA que pousou no Brasil
-
Ministério da Defesa autorizou pouso de avião militar dos EUA em SP
-
Avião sem identificação do governo dos EUA chega ao Brasil. Entenda
A aeronave está ligada ao 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana (USAF), e chegou ao Brasil sem identificação na fuselagem externa. O agrupamento é responsável por missões especiais ligadas ao Departamento de Estado dos EUA, como viagens de diplomatas, militares e agentes da Agência Central de Inteligência (CIA).
Ao Metrópoles, fontes das Forças Armadas e da Polícia Federal (PF) informaram que a aeronave transportava diplomatas norte-americanos. Após pousar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, eles seguiram para o consulado-geral dos EUA no bairro Passo d’Areia.
Em seguida, o avião partiu para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, onde permanece até a publicação desta reportagem.