MAIS

    Grupo pró-Palestina propõe greve global de compras: “Parar a economia”

    Por

    Pessoas de todo o mundo se juntaram à Greve Global por Gaza, organizada pelo grupo Humanti Project e que visa protestar “contra o genocídio na Palestina e a cumplicidade de governos ocidentais”. Os participantes são instruídos a não fazer compras de nenhum tipo às quintas-feiras, incluindo de itens essenciais e de passagens de transporte público, com o objetivo de gerar um impacto econômico “visível e mensurável” para chamar a atenção para a causa palestina.

    Vem saber mais!

    greve-global-de-compras-boicote-quinta-feira-palestina-metrópolesMovimento propõe não realizar nenhum tipo de compra às quintas-feiras

    A greve global de compras foi iniciada na última quinta-feira (21/8), e tem como objetivo causar um impacto econômico relevante mundialmente. A proposta não exige que as pessoas deixem de trabalhar, mas sim que reduzam seus gastos e o consumo, planejando as compras essenciais para os dias anteriores ou posteriores à quinta-feira.

    Leia também

    A jornalista palestina Bisan Owda foi a primeira a propor a Greve Global por Gaza, após criticar a comunidade internacional pela falta de protação do povo palestino: “Faremos o que mais machuca, que é parar a economia”, afirmou a ativista sobre a ação que ocorrerá nas próximas quintas-feiras, sem data estipulada para encerramento.

    Pessoas segurando bandeiras palestinas se reúnem em frente à Embaixada de Israel para protestar contra o bombardeio do Hospital Batista Al-Ahli de Gaza, em Amã, Jordânia, em 18 de outubro de 2023Protesto em frente à Embaixada de Israel contra o bombardeio do Hospital Batista Al-Ahli de Gaza

    Questão palestina na moda

    A advogada e ativista Lina Hadid se juntou à designer de moda Katherine Hamnett para o lançamento de uma linha de camisetas em defesa do povo palestino. Os produtos são estampados com o slogan Parem de matar crianças, em referência aos ataques israelenses em Gaza.

    Hamnett é conhecida por suas camisetas com temas políticos, já tendo lançado peças com as escritas Parem o genocídio e Bem-estar, não guerra. De acordo com a designer, todos os valores arrecadados com as vendas serão destinados ao Programa de Assistência a Órfãos de Gaza (NOOR).

    Lina, que é prima das irmãs Gigi e Bella Hadid, é um importante nome no ativismo pró-Palestina. Recentemente, sua atuação tem sido focada na denúncia e exigência da responsabilização pelos crimes de guerra de Israel.

    5 imagensLina HadidKatharine HamnettCamiseta da O/ProjectAtivistaFechar modal.1 de 5

    Lina Hadid e Katharine Hamnett

    O/Project/Divulgação2 de 5

    Lina Hadid

    O/Project/Divulgação3 de 5

    Katharine Hamnett

    O/Project/Divulgação4 de 5

    Camiseta da O/Project

    O/Project/Divulgação5 de 5

    Ativista

    O/Project/Divulgação