O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um chamado direto ao empresariado brasileiro para que atue de forma mais incisiva diante da oposição.
“O empresariado, além de vir para Brasília, tem que conversar com a oposição. Tem que passar a mão no telefone e ligar”, avalia Haddad
Segundo o ministro, a oposição, principalmente a de extrema direita, estaria deliberadamente trabalhando contra o progresso do país. Ele enfatizou a necessidade de uma ação coordenada, pois, a oposição, como esta mesmo anuncia, tem agido de forma prejudicial, inclusive em discussões internacionais.
A fala de Haddad ganha ainda mais relevância em um cenário onde líderes de direita, como governadores de estados estratégicos, mostram uma postura passiva. Eles dependem do apoio de Jair Bolsonaro e sua base, e hesitam em se posicionar com indignação diante da megalomania de Trump, presidente dos EUA.
A recente prisão domiciliar de Bolsonaro, no entanto, provocou uma onda de manifestações em sua defesa por parte desses mesmos líderes, o que, para analistas, reforça a falta de uma liderança consolidada para substituir o ex-presidente.
“Governadores continuam mendigando os votos de Bolsonaro”, avalia Noblat
Confira: