MAIS

    Haddad: governo está “calibrando números” do plano contra tarifaço

    Por

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta sexta-feira (1º/8), que o plano de contingência ao tarifaço de 50% sobre exportações brasileiras aos Estados Unidos está na reta final. Segundo ele, a equipe econômica está calibrando os números para apresentar a proposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    “As medidas são mais ou menos conhecidas. O que nos estamos [fazendo] é calibrando junto com os sindicatos dos trabalhadores, sindicatos patronais, junto à Casa Civil, estamos calibrando os números”, disse a jornalistas.

    Haddad informou que o governo federal está ajustando os números referentes ao volume de recursos necessários para “socorrer essas empresas, apertadas neste primeiro momento” e, assim, apresentar o texto ao presidente. “Algumas não vão reivindicar uma ajuda adicional porque tem condições de redirecionar a sua produção”, ressaltou ele.

    Leia também

    O ministro também anunciou que as pastas da Fazenda e do Desenvolvimento vão encaminhar ao Palácio do Planalto um conjunto de primeiras medidas que já foram formatadas para análise do presidente Lula.

    “A partir da semana que vem já vamos poder, a julgar da decisão do presidente, tomar as primeiras medidas de proteção da indústria e da agricultura nacionais e vamos continuar prosperando pelo Itamaraty para atenuar esses efeitos”, pontuou.

    Aguarde mais informações