O homem que foi condenado, em maio de 2023, por uma tentativa de atentado a bomba no Aeroporto Internacional de Brasília em 24 de dezembro de 2022 está foragido há 45 dias. O mandado de prisão contra George Washington de Oliveira Sousa, de 57 anos, condenado a nove anos e oito meses de prisão, foi emitido em 25 de junho deste ano pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A tentativa de atentado, na qual George Washington se envolveu, ocorreu no intervalo entre o segundo turno das eleições de 2022, vencido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a posse. Conforme as investigações, ele teria providenciado a obtenção das emulsões explosivas, oriundas do Pará, que foram colocadas em um caminhão-tanque, que entraria no Aeroporto de Brasília.
Bomba no aeroporto
- George Washington foi um dos mentores de um plano de ataque no Distrito Federal, colocado em prática em 24 de dezembro de 2022, véspera de Natal.
- A bomba foi colocada em um caminhão-tanque, que entraria no Aeroporto Internacional de Brasília, e tinha a força de uma dinamite, mas não foi acionada por um erro técnico.
- George providenciou a obtenção das emulsões explosivas, oriundas do Pará. Após pesquisas na internet sobre como montar um artefato explosivo, recebeu os itens de pessoas não identificadas, preparou a bomba e, na sequência, a entregou para Alan Diego dos Santos, responsável por colocá-la no caminhão-tanque.
George Washington cumpria pena em regime semiaberto até meados de fevereiro deste ano. No entanto, o juiz Bruno Aielo Macacari, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), entendeu que o condenado atendia ao requisito legal para o regime aberto no prazo de 180 dias, a contar do dia 7 de janeiro de 2025, e concedeu-lhe a progressão para o regime aberto.
O outro envolvido no crime, Alan Diego dos Santos Rodrigues, foi preso em 17 de janeiro de 2023, após se entregar à Polícia Civil de Mato Grosso, em Comodoro (MT). Ele foi transferido para Brasília, em seguida.
Leia também
-
PR: homem é preso por suspeita de planejar atentado a bomba. Vídeo
-
Homem-bomba interagiu com repórter antes de atentado: “Sou muito feio”
-
STF recebeu mil ameaças desde o 8 de janeiro até atentado à bomba
-
Bolsonarista que planejou atentado a bomba no DF vai para semiaberto
O último mandado de prisão, de 25 de junho deste ano, foi emitido por Moraes após o caso ser repassado à Corte Suprema, em maio. Como o paradeiro de George Washington já era desconhecido, o ministro do STF decretou a prisão.