MAIS

    Homem é condenado a 20 anos de prisão por atirar em ciclista no DF

    Por

    Um homem, identificado como Dick Alves de Souza, foi condenado a 20 anos de prisão por ter atirado nas costas de um ciclista em uma confusão de trânsito. A decisão foi tomada após julgamento do Tribunal do Júri de São Sebastião, no Distrito Federal, na quinta-feira (21/8).

    O condenado realizou o disparo de arma de fogo contra o ciclista depois de uma discussão em virtude de uma ultrapassagem do réu de forma imprudente com seu veículo, em uma via pública de São Sebastião. O ciclista sobreviveu.

    Dick foi condenado pela prática do crime de homicídio tentado, com qualificadoras de motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. Ele não poderá recorrer em liberdade.

    Segundo o juiz presidente do júri, a vítima sofreu “dano permanente, multifacetado e pluriofensivo: econômico, afetivo e existencial, que atinge a vítima e seu núcleo familiar”.

    Leia também

    A turma ainda observou que o réu já possuía condenações anteriores pela prática do crime de porte ilegal de arma de fogo em outras duas oportunidades.

    Para concluir, afirmaram que, por motivo ínfimo, numa banalidade de trânsito, um disparo pelas costas interrompeu a trajetória da vítima aos 32 anos.

    “Esse é o limite que a lei brasileira permite impor em um caso de tentativa de homicídio sem causas de aumento, como é o caso deste processo. Qualquer sanção acima disso, embora proporcional ao mal causado, seria ilegal. Assim, ainda que insuficiente, esta pena máxima representa o mínimo que a vítima tem o direito de esperar do Poder Judiciário”, afirmou a sentença.