Nesta segunda-feira (18), iniciou a parte prática da capacitação dos policiais militares lotados no 9º GPM de Guajará que participam do I Estágio do Ronda Maria da Penha.
A capacitação foi dividida em duas etapas , durante duas semanas, sendo que na primeira etapa as aulas foram teóricas , com palestras e estudo da legislação da Lei Maria da Penha e do Procedimento Operação Padrão ( POP) da Polícia Militar do Amazonas. Já nesta segunda fase e que também é na segunda semana do estágio, os alunos vão atuar diretamente com mulheres vítimas de violência doméstica, aprendendo a lidar com as diversas situações que elas se encontram.
O Estágio de Ronda Maria Penha está sendo ministrado pelo 1° Tenente PM Enesto Coelho, os Cabos PM Edilene e Alessandro, ambos, são integrantes da RMP da capital.
O comandante da Polícia Militar do 9° GPM de Guajará, CAP QOPM Silva Farias, vai implantar a Ronda Maria da Penha no município, para isso se faz necessário capacitar os policiais que integram o Grupamento local.
Além dos militares, o estágio conta com participação de servidores da Guarda Municipal de Guajará, de servidores da Polícia Civil, do Ministério Público e do CRAS.