MAIS

    “Inadmissível”, diz Tarcísio sobre palafitas após incêndio no litoral

    Por

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta sexta-feira (1º/8) que é “inadmissível” que pessoas vivam em palafitas no estado, após um incêndio de grandes proporções atingir cerca de cem moradias do tipo no bairro do Rádio Clube, em Santos, no litoral paulista, nesta sexta-feira (1º/8).

    Uma mulher de 60 anos, que se recusou a deixar a residência no momento do fogo e, depois, pulou na água, não resistiu. O Corpo de Bombeiros informou que o corpo dela foi encontrado carbonizado próximo à maré.

    “As palafitas naquela região são um problema histórico e é inadmissível que em um estado como São Paulo as pessoas vivam ainda em condições precárias, sem acesso a moradia digna. Já entregamos mais de 2 mil apartamentos para atender a quem morava em palafitas, sendo cerca de mil para famílias da Vila Gilda, e seguimos trabalhando em soluções permanentes para esta situação”, afirmou Tarcísio em publicação nas redes socias.

    O governador ainda classificou as imagens do incêndio na favela Comunidade São Sebastião como “tristes” e informou que mais de 50 homens do Corpo de Bombeiros trabalhavam no rescaldo do fogo. “Equipes da Defesa Civil também estão no local e mantimentos do @fundosocialsp estão a caminho para acolher todos que precisam nesse momento”, escreveu.

    Leia também

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    Uma publicação compartilhada por Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf)

    Críticas de Lula

    • Em abril deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a ida a uma feira de construção civil, em São Paulo, para alfinetar Tarcísio sobre as condições precárias moradias no litoral paulista.
    • O petista disse que, quando foi ao ato de lançamento da obra do túnel Santos-Guarujá, ficou impressionado com a quantidade de palafitas na região.
    • “É uma vergonha. São Paulo é o estado mais rico da federação, a quantidade de palafitas entre Santos e Guarujá”, disse o presidente. ”Não é possível um governador, um presidente, um prefeito não ver porque o povo anda a pé, mas eles andam de helicóptero. Então, certamente eles veem que tem palafitas”, acrescentou.