MAIS

    INSS: 1,64 milhão de vítimas de descontos indevidos foram ressarcidas

    Por

    Cerca de 1,64 milhão de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que aderiram ao acordo para ressarcimento dos descontos indevidos já receberam o dinheiro de volta.

    Segundo dados do órgão, 2,43 milhões de segurados estão aptos a aderirem ao acordo. Do total, 1,66 milhão protocolaram o pedido de ressarcimento e, para 98,5%, o valor descontado de forma irregular foi devolvido.

    Podem aderir ao plano de ressarcimento os beneficiários que contestaram os descontos e não foram retrucados pelas entidades envolvidas, que podem apresentar provas de que os descontos não foram ilegais. O prazo para adesão vai até 14 de novembro.

    Ao todo, 9 milhões de aposentados e pensionistas foram notificados a esclarecerem se autorizaram ou não as mensalidades em seus benefícios. De acordo com o último balanço do órgão, divulgado na terça-feira (5/8), cerca de 5 milhões não reconheceram os descontos.

    Leia também

    Passo a passo

    • Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha.
    • Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um).
    • Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
    • Clique em “Enviar” e pronto. Depois é só aguardar o pagamento.

    O esquema de fraudes em benefícios do INSS foi revelado em uma série de reportagens publicadas pelo Metrópoles. As informações serviram de base para a Operação Sem Desconto, deflagrada em abril de 2025 pela Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU).