Cerca de 50 pessoas estão desaparecidas e ao menos 4 mortas após uma inundação lamacenta e catastrófica no Himalaia. O exército indiano enviou cães farejadores, drones e equipamentos pesados para operação de resgate e ajuda aos desabrigados. Os agentes se mobilizaram nesta quarta-feira (6/8) após a avalanche derrubar um estreito vale montanhoso, invadindo a cidade de Dharali, no estado de Uttarakhand.
Veja o vídeo:
Rain, flood and landslide wreak havoc in Himachal
More than 500 roads closed. Schools closed in Mandi-Kullu, Shimla. A drain in Kinnaur district flooded.
Trees fell on moving buses at many places. Bridge damaged in Baddi.
192 people died.pic.twitter.com/rjkkQxuEfz
— Shruti Dhore (@ShrutiDhore) August 6, 2025
Os vídeos divulgados pela mídia indiana mostram uma onda amedrontadora de água poluída e lamacenta, causada por chuvas torrenciais. A calamidade ainda afeta prédios e apartamentos de vários andares na região turística Uttarakhand.
“De acordo com as informações recebidas, quatro pessoas perderam a vida e mais de 50 estão desaparecidas. Enchentes repentinas também foram relatadas em dois locais em Harsil e Sukhi Top. Cerca de 11 soldados do Exército estão desaparecidos em Harsil”, afirmou ministro-chefe do estado de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami.
Segundo o jornal do Paquistão Dawn News, o ministro-chefe Dhami afirmou que a enchente foi causada por uma intensa chuva torrencial e que equipes de resgate foram mobilizadas “em pé de guerra”.
Leia também
-
Ao menos 57 pessoas ficam presas em avalanche de geleira no Himalaia
-
Pequim remove moradores de áreas de risco por causa de enchentes
-
“Milagre”: cachorro sobrevive a enchente boiando em máquina de lavar
-
Trump e Melania visitam o Texas após enchentes com mais de 120 mortos
Para acelerar os esforços e salvar vítimas, helicópteros também estão na área para levar suprimentos essenciais, medicamentos e evacuar desabrigados.
“Não houve vítimas em Sukhi Top. A rodovia Rishikesh-Uttarkashi foi afetada, o que explica a lentidão do movimento. Devido ao bloqueio da estrada em vários pontos, as equipes estão enfrentando dificuldades para chegar ao local”, informou Dhami.
Calamidade pública
As chuvas torrenciais das monções prosseguem caindo e moradores foram transferidos para áreas mais altas como forma de prevenção para não serem atingidos pela inundação provocada pelas “chuvas incessantes”, de acordo com o exército.
Os meteorologistas do governo disseram todos os principais rios em Uttarakhand estão fluindo acima da marca de perigo. Imagens divulgadas pelo exército, tiradas do local após a passagem da torrente principal, mostraram um rio de lama fluindo lentamente.
Uma grande parte da cidade foi tomada por lama. Autoridades de resgate estimam que em alguns lugares ela atingiu 15 metros de profundidade, engolindo alguns edifícios completamente.