Portal Estado do Acre Notícias

Irã manda recado aos EUA após acordo de paz entre Armênia e Azerbaijão

ira-manda-recado-aos-eua-apos-acordo-de-paz-entre-armenia-e-azerbaijao

Irã manda recado aos EUA após acordo de paz entre Armênia e Azerbaijão

O governo iraniano disse estar “monitorando de perto” os recentes desenvolvimentos entre Armênia e Azerbaijão, que assinaram um acordo de paz no início deste mês, e mandou um recado aos Estados Unidos, dizendo que pode se instalar na região. O posicionamento partiu do porta-voz da chancelaria iraniana, Esmaeil Baqaei, neste domingo (17/8).

Guerra de décadas

Segundo Baqaei, o Irã enxerga a presença militar estrangeira na região como “prejudicial”, e um possível potencializador na instabilidade do Sul do Cáucaso. 

A declaração é um recado indireto para o governo norte-americano, que mediou a assinatura do pacto de paz, e conquistou ganhos na região.

Leia também

Entre eles, o direito de administrar um corredor que deve cortar a Armênia — que manterá a soberania sobre a região — para ligar o Azerbaijão ao exclave azeri de Naquichevão.

Os detalhes sobre a “Rota Trump para a Paz e Prosperidade Internacional” (TRIPP), como foi classificado o corredor, ainda não estão claros. Ainda assim, a rota é vista pelo Irã como uma maneira de os EUA se instalarem próximos ao país, que divide fronteira com a Armênia.

 

 

Sair da versão mobile