Portal Estado do Acre Notícias

Jacarés de bronze são alvo de ladrões em monumento tombado no Rio

jacares-de-bronze-sao-alvo-de-ladroes-em-monumento-tombado-no-rio

Jacarés de bronze são alvo de ladrões em monumento tombado no Rio

As esculturas de bronze do Chafariz dos Jacarés, localizado no Passeio Público, da cidade do Rio de Janeiro, foram alvo de uma tentativa de furto. O caso levou a Secretaria Municipal de Conservação e  Serviços Públicos a tomar a decisão de retirar os objetos do local de maneira emergencial.

O ato de vandalismo foi identificado pela pasta neste sábado (16/8). As pedras da Fonte do Menino, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), onde ficavam as esculturas, foram removidas com o intutito de retirar os jacarés.

“A ação desses criminosos mostra um total desrespeito com o nosso patrimônio. Eles tiveram a audácia de mexer em pedras enormes de uma fonte tombada, um bem cultural inestimável para a nossa cidade. A retirada dos jacarés é a única maneira de garantir que essas esculturas não sejam furtadas e de proteger a estrutura original enquanto preparamos a reforma”, declarou o secretário de Conservação, Diego Vaz.

A secretaria informou, por meio de nota, que as esculturas serão direcionadas para “um local seguro” que fica sob os cuidados da Gerência de Monumentos da Secretaria de Conservação. A pasta acrescentou ainda que o objetivo é devolver as esculturas ao local assim que a restauração da fonte for concluída.

O Chafariz do Menino foi criado pelo Mestre Valentim, em 1783. No monumento,  a água jorra da boca de uma criança sentada sobre um barril. Uma cartela acima da imagem exibe a frase: “sou útil inda brincando”.

A pasta descreve que o chafariz é em granito e tem na parte traseira, “quase escondidos entre a vegetação, dois jacarés modelados realisticamente em bronze”. Ele integram um conjunto maior, composto por escadarias.

A reportagem acionou a Polícia Militar do Rio de Janeiro, mas ainda não recebeu uma resposta.

Sair da versão mobile