MAIS

    Líder do Estado Islâmico é morto em operação dos EUA na Síria

    Por

    Uma nova operação dos Estados Unidos na Síria resultou na morte de uma liderança sênior do Estado Islâmico (ISIS), que ainda atuava no país. A informação foi divulgada por forças de segurança norte-americanas nesta quinta-feira (21/8).

    O ataque foi conduzido por militares do Comando Central dos EUA (Centcom), que estão em operação no território sírio desde meados de 2014, como parte da coalizão internacional contra o grupo.

    De acordo com o comando, a operação aconteceu na cidade de Atimah, no norte do país. A identidade do líder do ISIS morto não foi revelada. Ele, contudo, é apontado como uma figura chave no financiamento e planejamento de atentados na Síria e Iraque.

    Leia também

    Apesar de ter perdido força no Oriente Médio no final de década de 2010 e migrado as atividades para o continente africano, o ISIS continua operando na região.

    Desde a queda de Bashar al-Assad e da incerteza provocada pela ascensão do novo governo interino, os EUA têm conduzido diversas operações no território Sírio. As mesmas resultaram na morte e detenções de membros remanescentes do Estado Islâmico no país.