O ano de 2026 marca o centenário do nascimento da rainha Elizabeth II, uma das mais longevas monarcas da história, e cujo estilo é marcado por uma elegância discreta, seguindo o clássico rigor britânico e, ao mesmo tempo, experimental nas cores vibrantes e chapeus icônicos. Para celebrar tudo isso, o Buckingham Palace, em Londres, vai promover a maior exposição já feita sobre o estilo da rainha, em 2026.
Vem saber mais!
A exposição Rainha Elizabeth II: Sua Vida em Estilo ocupará a Galeria do Rei, no Palácio de Buckingham, entre os meses de março e setembro de 2026, na capital inglesa. Serão mais de 200 itens — boa parte exposta pela primeira vez — que acompanharam as diferentes fases da vida e do reinado de Elizabeth II: “do nascimento à vida adulta, de princesa a rainha, e do estilo casual ao figurino diplomático para o palco mundial”.
Leia também
-
Franjas resgatam glamour dos anos 1970 em diferentes peças do look
-
Modelo gerada por IA estampa campanha na Vogue e causa indignação
Percorrendo as alas com roupas, joias, chapeus, sapatos e acessórios, os visitantes terão acessos a esboços inéditos, tecidos e cartas manuscritas que revelam o processo de vestir a rainha que ocupou o trono entre 1952 e 2022. De acordo com a curadoria, os arquivos mostrarão para o mundo o quão pessoal era o estilo de Elizabeth, que se envolvia de perto na construção do guarda-roupa real.
Vestido do designer Norman Hartnell, produzido em 1947
Royal Collection Trust/Divulgação2 de 3
Vestido de 1953
Royal Collection Trust/Divulgação3 de 3
Vestido de 1961
Royal Collection Trust/Divulgação
O estilo da rainha Elizabeth II
Desde antes de assumir o trono do Reino Unido aos 25 anos, Elizabeth Alexandra Mary era reconhecida pelo seu estilo. Dos tempos de princesa, com vestidos florais, a sofisticação e deslumbrantes peças como rainha recém-coroada, o guarda-roupa da monarca era repleto de talentos britânicos.
Entre os favoritos da rainha, Norman Hartnell é um destaque. O designer foi responsável por diversos looks icônicos da rainha Elizabeth II, como os vestidos de noiva, em 1947, e o da coroação, em 1953. Verdadeiro fã do maximalismo e elegância, o estilista conviveu e vestiu a monarca até a morte, em 1979, mas a sua trajetória com a família real se perpetou até os dias atuais.
Leia mais sobre o tema clicando aqui.
Clique da rainha Elizabeth II no encerramento do Jubileu de Platina. A foto é de Chris Jackson
Chris Jackson/Getty Images2 de 8
“Em memória da Rainha Elizabeth II, 1926-2022”, escreveu a realeza em foto publicada.
Reprodução/ Redes sociais/ @royalfamily3 de 8
Rainha Elizabeth e Aga Khan eram amigos de longa data
Dominic Lipinski-WPA Pool/Getty Images4 de 8
Encontro da rainha Elizabeth e papa Francisco em 2014
Pool/ Anwar Hussein/WireImage/Getty Images5 de 8
Rainha Elizabeth era conhecida pelos looks monocromáticos em tons nada discretos. Segundo stylists que trabalharam com a monarca, o objetivo era justamente chamar atenção
Chris Jackson via Getty Images6 de 8
A rainha Elizabeth II deixou quatro filhos, oito netos e 12 bisnetos
Max Mumby/Indigo/Getty Images7 de 8
Os patriarcas da dinastia Windsor ao lado da condessa Mountbatten da Birmânia
Anwar Hussein Collection/ROTA/FilmMagic8 de 8
A rainha faleceu 2 dias depois
WPA Pool/Getty Images