O presidente Lula e os ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT) viraram alvos de requerimentos apresentados por integrantes da CPMI do INSS no Congresso Nacional.
Em uma série de pedidos protocolados no sábado (23/8), a senadora Damares Alves propôs que Lula, Temer e Dilma sejam convidados a prestar depoimento à comissão de inquérito.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Damares Alves reagiu à publicação de Russeff nas redes sociais
Regis Velasquez/Especial Metrópoles2 de 4
O presidente Lula
Divulgação/ Ricardo Stuckert / PR3 de 4
Ex-presidente Dilma Rousseff
Reprodução/Kremlin4 de 4
Michel Temer, ex-presidente da República
Damares alega haver indícios de que o esquema de descontos ilegais em aposentadorias do INSS teria começado ainda nos primeiros governos Lula e continuaram nas gestões Dilma e Temer.
A senadora do DF defende que é preciso apurar possíveis ações, omissões e políticas adotadas pelo governo federal para enfrentar as fraudes e impedir a continuidade do esquema no INSS.
Leia também
-
Bastidores: Tarcísio ajudou articulação para derrotar governo em CPMI
-
Presidente da CPMI quer segurar convocação do irmão de Lula por ora
-
Senador do DF protocola convocação de irmão de Lula para CPMI
-
Derrotado, governo articula troca de membros em CPMI mirando maioria
“Entendemos que há interesse do próprio presidente Lula, pelo princípio da transparência na gestão da coisa pública, de esclarecer esses desvios de recursos do INSS, que já vinham ocorrendo nos seus dois governos anteriores”, diz Damares.
Os requerimentos ainda precisam ser votados pelos integrantes da CPMI. Mesmo que aprovados, Lula, Dilma e Temer não seriam obrigados a comparecer, por se tratar de convite, e não de convocação.