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Marca de relógios suíços perde valor após anúncio considerado racista

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Marca de relógios suíços perde valor após anúncio considerado racista

Após a campanha da coleção Essentials ir ao ar e repercutir de forma negativa, sendo considerada racista e discriminatória, a marca de relógios suíços Swatch vê as críticas impulsionarem a queda no mercado de ações.

Vem entender!

A campanha foi retirada do ar

 

Um anúncio da relojoaria suíça Swatch foi reprovado por internautas que avaliaram o material como racista. A publicidade, que já se encontra fora do ar, mostrava um modelo asiático esticando os olhos enquanto portava um dos acessórios da marca — gesto considerado ofensivo e conhecido, em inglês, como slanted eye pose.

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Após a repercussão negativa, a etiqueta emitiu, no último sábado (16/8), um pronunciamento, no qual afirmou que as imagens da campanha seriam derrubadas em nível global, seguido de um pedido desculpas. “Nós tratamos essa questão com a máxima importância e removemos imediatamente todos os materiais relacionados em todo o mundo”, informa a nota.

 

Relógios da Swatch caem em vendas

A marca já vinha enfrentando uma queda de vendas na China, considerada um dos maiores mercados do Grupo Swatch. Em 2024, o país oriental representava cerca de 27% das vendas totais da marca. O declínio também é motivado pelas tarifas impostas sobre suas exportações para os Estados Unidos — de 39%.

Segundo a Reuters, as ações do grupo caíram em até 4% em decorrência da publicidade controversa já nessa segunda-feira (18/8).

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A Swatch vinha trabalhando seu vínculo com o Oriente e consumidores asiáticos

Joe Raedle/Getty Images2 de 3

As taxas impostas pelo governo Trump também impactaram a empresa

Tom Pennington/Getty Images3 de 3

A marca é destaque no mercado

Costfoto/NurPhoto via Getty Image

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