O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi visto chegando à sua residência funcional em Brasília (DF), neste sábado (23/8), desrespeitando mais uma medida cautelar imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF): nos fins de semana e feriados, o parlamentar não pode sair de casa.
O senador já havia descumprido uma das medidas cautelares, após realizar uma live em seu canal do YouTube na tarde dessa sexta-feira (22/8) e exibir a tornozeleira eletrônica.
O Metrópoles registrou, com exclusividade, imagens do senador chegando em sua casa, após aparentemente ter saído, carregando uma mochila e ao lado de uma equipe de vigilância.
Do Val foi alvo de uma operação da Polícia Federal no início do mês por viajar aos Estados Unidos usando um passaporte diplomático
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES
Com recolhimento integral, Marcos do Val é flagrado fora de casa
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES
Do Val foi alvo de uma operação da Polícia Federal no início do mês por viajar aos Estados Unidos usando um passaporte diplomático. Ele está sujeito a medidas cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica, bloqueio do salário e da verba de gabinete.
A decisão do ministro Moraes determina que, nos fins de semana e feriados, o recolhimento seja em tempo integral. A medida também proíbe o parlamentar de utilizar redes sociais, determina o cancelamento e a devolução dos passaportes, e ordena o bloqueio de bens, investimentos, salário e todas as verbas de seu gabinete.
Leia também
-
Marcos do Val “amordaçado” exibe tornozeleira determinada por Moraes
-
Marcos do Val: grupo de senadores quer que plenário analise cautelares
-
Caso Marcos Do Val: Alcolumbre indica a senadores que recorrerá a STF
-
Oposição usa Marcos do Val para tentar destravar impeachment de Moraes
Do Val é suspeito de obstrução de Justiça após publicar nas redes sociais informações sobre o delegado da PF Fábio Schor, que lidera as investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros nomes do bolsonarismo.
Live no Youtube
Do Val já havia desrespeitado uma das decisões de Moraes, nessa sexta, após fazer uma live em seu canal do YouTube. A decisão de Moraes o proíbe de usar as redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros.
A live teve duração de uma hora e 12 minutos. A transmissão foi realizada no canal do Youtube do parlamentar, que tem cerca de meio milhão de inscritos. No vídeo, Do Val mostra como é a rotina com tornozeleira eletrônica e xinga Moraes.
Em certo momento, do Val diz “não recuo” e desafia o ministro ao dizer que “se quiser, deixa o Brasil” pois é cidadão norte-americano e europeu.
“Eu não recuo. E se eu tiver que sair do Brasil, Alexandre, eu vou. Sou cidadão europeu e americano. É claro que eu vou sair. Tenta segurar um cidadão americano, não tem como. Vai comprar essa briga? Quer comprar mais essa briga?”, declarou.