Para quem busca o combo saúde e longevidade, um dos pilares é a alimentação saudável, o que inclui comer opções nutritivas e fontes de fibras, minerais e vitaminas. De acordo com a médica Elodia Ávila, um vegetal deve estar presente nas refeições dos interessados em viver mais e melhor. A especialista cita o brócolis.
Leia também
-
Fruta diurética ajuda a reduzir glicose e combate a prisão de ventre
-
Suplemento anti-inflamatório reduz a glicose e ajuda a perda de peso
-
Fruta anti-inflamatória ajuda a regular a glicose e reduzir a pressão
-
O que colocar no chá verde para potencializar a ação anti-inflamatória
Segundo a pós-graduada em nutrologia, adequação nutricional e manutenção da homeostase endócrina, o brócolis oferece um conjunto poderoso de nutrientes e compostos bioativos que atuam na prevenção de condições de saúde, a exemplo de doenças cardiovasculares, câncer e problemas metabólicos.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
A médica aconselha comer o vegetal por contribuir com a longevidade
Alberto Dima/Getty Images2 de 4
Além de ter muita proteína, o brócolis reduz o colesterol e é rico em vitamina C
Getty Images3 de 4
O brócolis favorece a saúde cardiovascular
Chris Stein/Getty Images4 de 4
Ele é rico em fibras, vitaminas A, C e K, minerais como cálcio, potássio e ferro, e ainda é repleto de compostos bioativos
Peter Dazeley/Getty Images
Formada em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), Elodia salienta quanto ao vegetal dispor de “uma combinação rica de nutrientes”. “Vitaminas C, K, A e folato; minerais, como cálcio, potássio e magnésio; fibras alimentares; e compostos antioxidantes potentes, como sulforafano e luteína”, frisa.
A médica aproveita para explicar minuciosamente três ativos presentes no vegetal. “O sulforafano é conhecido pelas propriedades anticancerígenas e de proteção celular, enquanto a luteína auxilia na saúde ocular. Já as fibras favorecem a saúde intestinal e o controle do colesterol“, destaca a professora de neurociências.
O vegetal também auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue, segundo menciona a especialista
Conforme a especialista, o consumo regular de brócolis ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, controlar os níveis de glicose no sangue, fortalecer os ossos e estimular a imunidade. “Seus antioxidantes combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e reduzindo o risco de doenças crônicas”, garante.
Para preservar os nutrientes do vegetal, Elodia Ávila recomenda comer o brócolis levemente cozido no vapor. “Esse método mantém boa parte das vitaminas e compostos antioxidantes”, sustenta. Ela prossegue: “O consumo cru, em saladas ou sucos verdes, também é benéfico, especialmente para aproveitar a vitamina C.”
“É importante variar as preparações com o vegetal, incluindo refogados rápidos com azeite ou ghee, para potencializar a absorção de vitaminas lipossolúveis”, aconselha a professora de neurociências.
O vegetal é versátil e pode ser consumido de diversas maneiras
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.