MAIS

    Médico ensina como promover uma limpeza natural do cólon

    Por

    O principal segredo para “limpar o cólon” está em hábitos simples e saudáveis, que são fáceis de incorporar na rotina. É o que defende o coloproctolgista Danilo Munhoz. Segundo o médico, a manutenção da saúde intestinal está diretamente relacionada aos hábitos diários. Consumir alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais, é essencial para um bom funcionamento do intestino.

    Leia também

    “Beber bastante água ao longo do dia também é indispensável para auxiliar na digestão e na formação do bolo fecal”, comenta. Outro hábito importante, tanto para a saúde intestinal quanto para o bem-estar do organismo como um todo, é a prática regular de atividades físicas. Danilo explica que o exercício ajuda a manter o trânsito intestinal adequado.

    O intestino precisa ser limpo?

    Além de alimentos e suplementos específicos que podem ser benéficos para a saúde intestinal, o coloproctologista ressalta a importância de evitar “soluções milagrosas”, automedicação ou produtos vendidos sem orientação médica.

    “Consultas regulares e exames preventivos continuam sendo as formas mais seguras e eficazes de garantir o equilíbrio e a saúde do sistema digestivo”, acrescenta.

    O médico da clínica DuoProcto ressalta que métodos para “limpar o cólon” estão populares na internet, mas é preciso tomar cuidado com pessoas que vendem soluções milagrosas na internet. Ele questiona influencers que divulgam até mesmo procedimentos chamados médicos ou estéticos, mas que não são indicados, necessários ou seguros para qualquer pessoa.

    Foto colorida de médica mostrando maquete do intestino e cólon - MetrópolesO cólon é responsável pela absorção de água e formação das fezes

    “O corpo humano é capaz de realizar a própria limpeza de forma natural. Com alimentação equilibrada, ingestão adequada de líquidos e prática regular de atividade física, o intestino se mantém saudável e funcionando corretamente”, afirma.

    Quando a limpeza intestinal é realmente necessária?

    A limpeza do cólon só deve ser realizada em situações específicas, como antes de exames, a exemplo da colonoscopia, ou como preparo para cirurgias. Fora dessas situações, não há indicação para o procedimento. Qualquer tentativa feita por conta própria pode trazer riscos sérios ao organismo.

    Entre os riscos de soluções caseiras e procedimentos sem indicação estão a desidratação, desequilíbrio de sais minerais, diarreia persistente e, em casos extremos, até perfuração intestinal.

    Segundo o médico, o uso de laxantes, chás ou kits sem supervisão médica aumenta significativamente os riscos de complicações. Alterar o funcionamento do cólon por conta própria nunca é uma escolha segura.

    “Outro perigo é que essas práticas podem mascarar sintomas importantes, atrasando diagnósticos de doenças graves, como câncer de intestino”, completa.