Portal Estado do Acre Notícias

Moraes determina afastamento do procurador-geral do Maranhão

moraes-determina-afastamento-do-procurador-geral-do-maranhao

Moraes determina afastamento do procurador-geral do Maranhão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta sexta-feira (15/8), o afastamento do procurador-geral do estado do Maranhão, Valdênio Caminha. A decisão também o impede  de assumir qualquer cargo público, seja no Judiciário, seja no Executivo, seja no Legislativo.

Moraes entendeu que Valdênio teve, “de forma deliberada”, participação no descumprimento de medida liminar determinada pela Corte. O magistrado alegou que o procurador-geral tomou “medidas que atrasaram ou tornaram inócuas as determinações” do STF.

Leia também

Em abril, o ministro determinou uma série suspensões de nomeações de parentes do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). Eles foram alvos de questionamentos por suposto nepotismo.

Moraes, então, repreendeu a PGE, reclamando que a ordem não dava “direito à permanência do cargo até o final do mês, qualquer que seja o fundamento utilizado para tanto, nem tampouco, a ordem de manter os vencimentos”.

O ministro havia suspendido as nomeações de:

Moraes atendeu um pedido do partido Solidariedade, A legenda apontou ainda que o filho do procurador-geral do estado, Marcos Antônio Canário Caminha, trabalha na assessoria jurídica da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). O vínculo seria informal, segundo indicou a sigla na ação.

Sair da versão mobile