MAIS

    Mural com personagem da Netflix começa a ser apagado após levar multa

    Por

    O mural feito com a personagem Wandinha em um prédio na Rua Ana Cintra, no centro de São Paulo, já começou a ser apagado. A Prefeitura de São Paulo aplicou uma multa de R$ 190 mil ao edifício alegando que o desenho infringe a Lei Cidade Limpa, que proíbe exibição direta ou indireta de nomes, marcas, logotipos, produtos ou serviços de caráter comercial em intervenções artísticas, como grafites e murais.

    Agora, é possível ver apenas um pouco da cor roxa, coberta por uma tinta bege claro, semelhante à da faixada do edifício.

    A remoção acontece dentro do prazo de cinco dias que a prefeitura determinou para a retirada da obra.

    Nas redes sociais oficiais, a página da Netflix chegou a publicar fotos do desenho durante a semana. “Tão bom ver o humor contagiante da Wandinha tomando as ruas de São Paulo”, diz.

    4 imagensO desenho, segundo a gestão, infringe a Lei Cidade Limpa por associar-se a uma marcaO mural foi feito pela artista Aline Bispo em um prédio da Rua Bela Cintra, próximo ao Minhocão, no centro da capitalPrédio na Rua Ana Cintra teve mural apagadoFechar modal.1 de 4

    Mural com desenho da personagem foi multado em R$ 190 mil pela Prefeitura

    Reprodução/Redes Sociais2 de 4

    O desenho, segundo a gestão, infringe a Lei Cidade Limpa por associar-se a uma marca

    Reprodução/Redes Sociais3 de 4

    O mural foi feito pela artista Aline Bispo em um prédio da Rua Bela Cintra, próximo ao Minhocão, no centro da capital

    Reprodução/Redes Sociais4 de 4

    Prédio na Rua Ana Cintra teve mural apagado

    Reprodução/Redes sociais

    O desenho traz a imagem da conhecida personagem da Família Addams, que ganhou uma série própria em 2022, interpretada pela atriz Jenna Ortega, junto à frase “Viaduto praia? Realmente fascinante”. Na quarta-feira (6/8), o primeiro episódio da segunda temporada foi lançado na plataforma de streaming.

    Leia também

    A arte é de autoria de Aline Bispo que, em seu perfil, celebrou a história da personagem. “Assisti muito da Família Addams em minha infância e para a construção da figura da Wandinha busquei elementos da formação da própria família, como o olhar satírico e relação aos preconceitos para com as famílias imigrantes latinas, especialmente as mexicanas, nos EUA. Wandinha é uma personagem da qual gosto e me identifico neste ponto, mas também no desencaixe intencional em relação ao mundo.”

    A reportagem buscou posicionamento da Netflix e da artista sobre a multa e não obteve retorno. O espaço permanece aberto.