Portal Estado do Acre Notícias

Na CLDF, Saúde anuncia concurso para especialistas da área em breve

Na CLDF, Saúde anuncia concurso para especialistas da área em breve

Durante prestação de contas na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta quinta-feira (21/8), a Secretaria de Saúde (SES-DF) disse que lançará, em breve, um novo concurso público para todos os cargos de especialistas de saúde.

Segundo a pasta, a autorização para o certame foi concedida em 2022. “Devido a uma alteração na Lei 14.133, a Economia pediu para recomeçarmos o processo do concurso, que já estava em curso. Então, refizemos o grupo de trabalho e a distribuição das vagas. O bom é que conseguimos colocar todos os cargos de especialistas em saúde dentro”, declarou a secretaria.

Agora, conforme informou o órgão, as recomendações estão sendo cumpridas para que a banca responsável pelo certame possa ser contratada.

O concurso, de acordo com a SES, é de responsabilidade da Secretária de Economia: “A Saúde apenas participa do processo”. Ainda não há data para publicação do certame.

Leia também

De acordo com a pasta, nesse momento, a SES está com déficit de 4559 especialistas em saúde para o turno de 20h. Além desses, o órgão também apresenta déficit de 8437 profissionais da carreira de gestão e assistência pública à Saúde do DF (Gaps) para o mesmo turno.

Ao longo da apresentação na Comissão de Saúde da CLDF, presidida pela deputada distrital Dayse Amarilio (PSB), a Secretaria de Saúde informou que há, nesse momento, concurso aberto na secretaria para área médica, para enfermeiro generalista, cirurgião dentista, técnico em enfermagem e vigilância ambiental.

Pouco antes do fim da apresentação da prestação de conta, o secretário de Saúde Juracy Cavalcante Lacerda Júnior acatou o pedido da deputada e disse que sentará com o novo secretário de Economia para discutir sobre a nomeação de concursos prestes a vencer.

Absenteísmo

De acordo com a SES, no primeiro quadrimestre de 2025, a taxa de absenteísmo – ausência frequente de servidores – ficou em 9.50% do total de trabalhadores da secretaria.

As principais causas dos afastamentos, conforme a pasta, foram motivadas por doenças infecciosas, doenças do sistema osteomuscular, doenças do aparelho respiratório, além de transtornos mentais e comportamentais.

Sair da versão mobile