MAIS

    Nikolas após assinaturas pelo impeachment de Moraes: “A tirania cairá”

    Por

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) comemorou o alcance de 41 assinaturas necessárias para um pedido no Senado de impeachament contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Em frente, a tirania cairá”, enfatizou o parlamentar.

    Nesta quinta-feira (7/8), o parlamentar escreveu na rede social X que a oposição formou maioria para admissibilidade da denúncia e afirmou: “Em frente, a tirania cairá”.

    “Senador Laércio (PE), acaba de se posicionar pelo Brasil e apoiar o impeachment de Moraes. Portanto, soma-se 41 assinaturas e temos maioria para admissibilidade da denúncia. Resta agora, Alcolumbre receber a denúncia para dar início ao processo de impeachment”.

    O deputado ainda explicou sobre o restante dos processos burocráticos para atender à vontade da oposição de tirar Moraes do poder. A denúncia ainda precisa passar pela avaliação de Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, que definirá se dará ou não prosseguimento ao pedido da oposição.

    Para que Moraes seja efetivamente afastado do cargo, o julgamento exigiria os votos de 54 senadores — o equivalente a dois terços da Casa. No momento, os parlamentares bolsonaristas devem pressionar Alcolumbre para que o processo de impeachment dê continuidade, afinal, a decisão cabe a ele.

    “1.Alcolumbre lê a denúncia. 2.Instalada Comissão Especial 3.Parecer aviso sobre o cumprimento da denúncia – Maioria simples (41 votos) 4.10 dias p/ministro apresentar defesa 5.Parecer final – Maioria simples (41 votos) 4 ou 10 dias p/ministro apresentar defesa 5.Parecer final – Maioria simples (41 votos) 6.Se o parecer da Comissão para aprovado, desde então o ministro fica afastado. 7.Decisão final do Plenário – 2/3 dos senadores Em frente, a tirania cairá”, explicou Nikolas.

    O deputado esclarece o que pode acontecer caso Alcolumbre aceite a denúncia. A movimentação é parte da ofensiva de parlamentares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que vêm criticando a atuação de Moraes à frente da Suprema Corte.

    O 41º a concordar com a denúncia foi o senador Laércio Oliveira (PP-SE), que assinou nesta quinta-feira (7//8)

    “Momento histórico”

    O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também participou da entrevista coletiva da oposição e disse que o Brasil vive “um momento histórico”.

    “Alexandre de Moraes precisa voltar a ter limites”, disse o filho mais velho do ex-presidente Bolsonaro. “Estive com o meu pai ontem [quarta] e sempre muito duro ver uma pessoa honesta passando por isso tudo. Qquando uma pessoa inocente passa por isso, precisa ser muito firme. Ele se mostrou muito forte, a gente sai fortalecido pela força dele”, completou Flávio.