As novelas verticais entraram de vez na lista de conteúdos consumidos pelos espectadores brasileiros. As produções contam com uma estrutura técnica diferente das novelas televisivas e buscam explorar um roteiro mais intenso, com alto nível de drama e agilidade.
Responsável pelo sucesso da novela vertical De Volta ao Jogo, cujos trechos viralizaram nas redes sociais, o diretor Emanuel Orengo conta ao Metrópoles que os arcos dramáticos são menores e a narrativa principal conduz a trama.
“Quando o roteiro é escrito, ele já é todo estruturado para isso. Cada capítulo já começa em um clímax e termina em um novo clímax. Os episódios são divididos de forma estratégica para que cada cena traga um gancho para a próxima. Mesmo quando uma cena atravessa mais de um capítulo, o corte é planejado para manter a tensão e o interesse”, revela.
Leia também
-
Priscila Fantin abre o jogo sobre volta às novelas: “Sou muito feliz”
-
Marisa Orth revela desejo de voltar às novelas, mas com uma condição
-
Cauã Reymond anuncia pausa em novelas após Vale Tudo
-
Rachel Sheherazade diz que quer atuar em novelas bíblicas da Record
2 imagens
Fechar modal.
1 de 2
A Vida Secreta do Meu Marido Bilionário
Divulgação2 de 2
De Volta ao Jogo
Reprodução
Segundo Emanuel, a facilidade de consumir o conteúdo em celulares e tablets é a maior vantagem da nova idealização. “Conversa diretamente com o jeito que o público navega nas redes sociais. Mesmo formato, ritmo e edição. Como as histórias são universais, simples e diretas, elas têm muito mais força para conquistar o espectador logo de cara”, explica.
Adaptações de sucesso
As novelas verticais chegaram ao Brasil após o grande sucesso de produções pelo mundo. Novelas estadunidenses e chinesas estão sendo lançadas como adaptações para os brasileiros, em plataformas digitais voltadas pra o consumo vertical.
E as temáticas são diversas. Desde comédias românticas, dramas familiares e histórias de esportistas, as novelas verticais ainda estão restritas, mas tendem a crescer cada vez mais com as referências brasileiras, como explica o ator e diretor Vincenzo Richy, responsável atualmente pelas adaptações Esse Filho Não É Meu e Casamento Arranjado.
“Acreditamos que o formato vertical é o futuro da TV e do streaming e essas produções refletem essa evolução natural do entretenimento. Estamos não apenas acompanhando uma tendência mundial, mas ajudando a moldá-la com nossa identidade cultural única”, explicou.
Elenco e filmagens
Apesar de serem novelas, as produções verticais são feitas de uma maneira diferente da convencional para as televisões. As filmagens costumam ser realizadas em poucos dias, mas com grande intensidade de conteúdo diário. A atriz Anna Rita Cerqueira, presente no elenco de De Volta ao Jogo, explica ao Metrópoles como funciona o processo.
“É muito intenso. Gravamos dezenas de episódios em poucos dias, e isso exige não só preparo físico, mas também emocional. Para o formato, esse ritmo funciona bem. Claro que cada produção pode encontrar seu próprio equilíbrio, mas vejo a intensidade como parte do diferencial desse tipo de projeto”, detalha.
As novelas verticais contam com um número mais reduzido de episódios e um elenco que costuma ser selecionado através de self-tapes. Os ensaios são conduzidos pelo diretor e trazem inovações voltadas ao novo formato, como explicita Vincenzo Richy.
“Como diretor e artista, essa tem sido uma oportunidade única de aplicar e compartilhar técnicas específicas para o formato vertical — desde a marcação de cena, o posicionamento de câmera, até o uso consciente do close no enquadramento 9:16”, explica.
Bruno Guedes, protagonista ao lado de Anna, acredita que, apesar de ser uma novidade, o formato passou do período de testes e está consolidado. Além disso, aposta que as novelas verticais podem se tornar uma porta de entrada para que atores iniciem e consolidem uma carreira.
“Antes, quem sonhava em atuar pensava apenas em TV ou cinema. Agora, temos uma plataforma que dialoga diretamente com uma geração inteira e, ao mesmo tempo, abre espaço para revelar talentos. É uma vitrine acessível e dinâmica, que pode transformar carreiras. O sentimento que eu tenho é de estar participando de uma transformação no jeito de contar histórias”, celebra.
Onde ver
As novelas verticais são exibidas em plataformas específicas para dispositivos móveis. Os títulos De Volta ao Jogo e Segredo do Meu Marido Bilionário estão disponíveis no ReelShort, um player de vídeos pago. As novidades Esse Filho Não É Meu e Casamento Arranjado chegam no aplicativo Sua Novela, do Kwai.
O diretor Emanuel Orengo conta, entretanto, que novas alternativas estão sendo estudadas para aproximar os títulos do público. “O custo de produções audiovisuais é alto independentemente do formato, e por isso é necessário haver uma contrapartida para justificar o investimento”.
“Uma das formas de viabilizar o acesso gratuito a esse tipo de conteúdo é por meio da exibição de publicidade entre os episódios. Acreditamos que o mercado de novelas verticais é muito promissor e que o surgimento de novas plataformas vai ampliar a concorrência, o que naturalmente pode levar à redução dos preços de assinatura para o público”, finaliza.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por BRUNO GUEDES (@brunoguedes)