Conhecida por riscar as passarelas da Victoria’s Secret, a modelo Barbara Palvin usou o perfil do Instagram para dar detalhes da “batalha” que viveu para descobrir o diagnóstico da endometriose. “Já faz alguns anos que venho lidando com as dificuldades que podem surgir com a minha menstruação. […] Tenho ido ao ginecologista todos os anos e achava que, se tivesse a doença, já saberia”, relatou a húngara.
Leia também
-
Nutri cita semente que favorece a saúde da mulher e protege o coração
-
Ativo do chá verde ajuda a acalmar o cérebro e a reduzir o estresse
-
Nutri aponta chá de semente de planta que ajuda na limpeza do cólon
-
O que acontece com a mente e o corpo de quem sofre ansiedade todo dia
Na declaração, Barbara destacou sobre acreditar que o período menstrual estava associado a “fadiga, dores intensas, fluxo intenso e irregular, além de noites sem dormir no chão do banheiro”. Ao procurar um especialista em endometriose, ela soube ter a condição crônica, que afeta cerca de 10% das pessoas com útero em todo o mundo, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A modelo húngara compartilhou detalhes do diagnóstico da endometriose
@realbarbarapalvin/Reprodução/Instagram
Barbara Palvin procurou um especialista em endometriose
@realbarbarapalvin/Reprodução/Instagram
A modelo fez uma cirurgia para tratar a condição
@realbarbarapalvin/Reprodução/Instagram
Barbara acreditava ser normal sentir dores fortes durante a menstruação
@realbarbarapalvin/Reprodução/Instagram
Em São Paulo, a Casa-Corpo transformou a dor da endometriose em arte e debate. Aberta gratuitamente ao público até 6 de setembro, a mostra reúne especialistas que atuam para tratar e aliviar os sintomas da doença. É o caso da nutricionista Bruna Cutait. Em conversa com a coluna, a expert em transtornos alimentares pela Universidade São Paulo (USP) lista dois chás que devem ser evitados por quem tem a condição.
“Determinados chás e ervas podem não ser adequados para indivíduos com endometriose, devido a seus potenciais efeitos sobre os níveis de estrogênio ou à possibilidade de irritação do sistema reprodutivo”, ressalta a nutricionista.
O primeiro chá mencionado por Bruna é o de sálvia por apresentar “propriedades estrogênicas que podem ser prejudiciais para quem sofre com endometriose”. A especialista em nutrição integrativa e funcional pontua também a infusão à base de canela. “Embora reconhecida pelos diversos benefícios, a bebida tende a exacerbar a inflamação em algumas pessoas”, argumenta.
A expert enfatiza sobre ser fundamental consultar um profissional de saúde para obter orientações individualizadas e seguras sobre a dieta e o uso de ervas, especialmente em condições como a endometriose. Segundo a OMS, a doença ocorre quando um tecido semelhante ao revestimento do útero cresce fora do útero. Isso leva à inflamação e à formação de um tecido cicatricial na região pélvica e em outras partes do corpo.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.