Nas últimas semanas, o “hiperfoco” da coluna Claudia Meireles tem sido a limpeza do cólon, órgão responsável pela absorção de água e eletrólitos, formação de fezes e armazenamento temporário de resíduos digestivos. Em entrevistas anteriores, a nutricionista Andrezza Botelho, de São Paulo, citou alimentos e chás com potencial de fazer uma “faxina intestinal”.
Leia também
-
3 chás que ajudam a aliviar gases e atuam na limpeza do cólon
-
Suplemento ajuda na limpeza do cólon e atua no controle da glicose
-
Veja 3 alimentos anti-inflamatórios que auxiliam na limpeza do cólon
-
Nutricionista lista semente que ajuda o intestino e a limpeza do cólon
De acordo com a pós-graduada em medicina do estilo de vida, o chá de psyllium — planta medicinal — absorve a água no intestino e torna os movimentos intestinais “muito mais fáceis”.
“Isso porque a semente dessa planta tem um gel espesso rico em fibras solúveis que ajudam na formação das fezes e na regularização do intestino, mantendo a saúde digestiva em geral”, cita a especialista.
O cólon é responsável pela absorção de água e formação das fezes
PonyWang/Getty Images
A semente da planta atua no funcionamento do intestino e, consequentemente, na limpeza do cólon
Getty Images
O cólon faz parte do intestino
Sebastian Kaulitzki/Science Photo Library
Ilustração de como é o interior cólon
Science Sciepro/Science Photo Library
Preparo do chá
Ingredientes
- 100 ml de água fervente
- 3 gramas de semente de psyllium
Primeiramente, coloque as sementes do psyllium em uma xícara com água fervente. Depois, deixe em infusão, coe e tome até três vezes ao dia, conforme salienta a nutricionista.
Lembrete: beba água
Andrezza Botelho ressalta que a água tem papel essencial no quesito “faxina intestinal” por ajudar a hidratar o bolo fecal, tornando-o mais macio e fácil de eliminar. Ela enfatiza a respeito da importância de ingerir a quantidade correta do líquido diariamente.
“Sem a água, até as fibras mais incríveis do mundo não funcionam direito. Se você come muita fibra e não bebe água suficiente, cuidado, pois pode ter o efeito contrário e acabar com o intestino travado. Então, hidratação sempre”, orienta a especialista.
Entre os alimentos com potencial de fazer uma “faxina” intestinal e, consequentemente, ajudar na limpeza do cólon, constam três opções com propriedades anti-inflamatórias, a exemplo do brócolis, da cúrcuma e de aveia.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.