O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu o novo presidente nacional do PT, Edinho Silva, na manhã da segunda-feira (18/8), em Brasília.
O encontro, que não constrou na agenda oficial de Motta, aconteceu na residência oficial do presidente da Câmara. Segundo apurou a coluna, os dois conversaram a sós.
Hugo Motta
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Hugo Motta acionou a Corregedoria da Câmara contra 14 parlamentares da oposição
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Reprodução Redes Sociais
Edinho Silva, presidente do PT
Antonio Cruz/Agência Brasil
A iniciativa da conversa partiu do novo presidente do PT, como parte da estratégia dele de conversar com lideranças do Centrão em busca de apoio para Lula nas eleições de 2026.
A interlocutores, Motta relatou que Edinho o fez uma visita de cortesia. Na conversa, o chefão do PT teria relatado que está organizando a direção nacional e as executivas estaduais da sigla.
O presidente da Câmara ressaltou ainda, segundo aliados, que mantém relação de amizade com Edinho desde o governo Dilma Rousseff, quando o petista foi ministro da Secom.
Leia também
-
Climão: em almoço com Lula, Kassab ignora um dos presidenciáveis do PSD
-
Lula acompanha com lupa escolhas de cargos para a direção do PT
-
Lula se encontra com Kassab e caciques do PSD
-
Em conversa com Motta, Lula critica Trump e faz apelo; leia bastidores
Além do Republicanos de Hugo Motta, o presidente do PT planeja novos encontros com dirigentes do MDB, do União Brasil e do PSD de Gilberto Kassab.
Lula também busca partidos
Como a coluna vem noticiando, o próprio Lula tem buscado partidos do Centrão para conversas. Nas últimas semanas, o petista já se reuniu com PSB, MDB, União Brasil e PSD.
A ideia do governo é medir a temperatura sobre um possível apoio das legendas às candidaturas de Lula em 2026, quando o presidente da República pretende disputar reeleição.