Listar os benefícios do chá verde engloba desde melhorar os processos mentais até combater os radicais livres e o envelhecimento celular. A bebida com potencial diurético favorece a digestão e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. São tantos efeitos positivos ao bebê-la que a coluna Claudia Meireles se questionou: “Existe uma maneira de potencializar as propriedades da infusão?”.
Leia também
-
3 chás que ajudam a aliviar gases e atuam na limpeza do cólon
-
Chá de casca de fruta favorece a digestão e o controle da glicose
-
Nutri ensina chá de 2 ervas que ajuda a reduzir inchaço e gases
-
Chá de 2 plantas reduz inchaço e ajuda no controle da pressão arterial
De acordo com a nutricionista Fernanda Esquitino, sim, tem como. Ela explica que adicionar a cúrcuma ao chá verde pode “potencializar os efeitos de ambos, desde que a combinação seja feita da forma correta.”
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
O chá verde oferece diversos benefícios à saúde, incluindo propriedades antioxidantes, potenciais efeitos na prevenção de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, e auxílio no controle de peso
Getty Images2 de 4
A bebida soma propriedades benéficas à saúde
Ryuichi Sato/Getty Images3 de 4
O chá verde é rico em antioxidantes
Getty Images4 de 4
A nutricionista explica os benefícios de consumir a infusão
Kuppa_rock/Getty Images
A especialista detalha que o chá verde é rico em catequinas, especialmente a epigalocatequina galato (EGCG). Esses compostos têm ação antioxidante e anti-inflamatória, além de auxiliarem na oxidação de gordura.
Quanto à cúrcuma, a expert menciona sobre a presença da curcumina, um polifenol com propriedades anti-inflamatórias potentes, que atua na modulação do sistema imune, proteção celular e melhora a função hepática.
“Juntas, essas substâncias podem ter ação complementar, potencializando o resultado antioxidante, anti-inflamatório e regulador metabólico. Além disso, a curcumina tende a preservar as catequinas do chá verde contra a oxidação, fazendo o efeito durar mais tempo”, sustenta Fernanda.
Segundo a nutricionista, juntos, o chá verde e a cúrcuma, aumentam a ação antioxidante e anti-inflamatória
A nutricionista pondera a respeito da curcumina ter baixa biodisponibilidade quando utilizada isolada. Para que a combinação chá verde e cúrcuma “seja eficaz”, ela pontua “ser interessante” adicionar à infusão uma pitada de pimenta-do-reino — por dispor de piperina — ou uma pequena fonte de gordura, como óleo de coco. “Isso melhorará a absorção”, defende.
“Essa associação pode ser benéfica, desde que seja preparada corretamente para garantir melhor aproveitamento dos compostos bioativos”, reitera a especialista.
A seguir, Fernanda Esquitino ensina como preparar o chá verde com cúrcuma da forma correta:
Ingredientes
- 1 colher de chá de folhas secas de chá verde ou 1 sachê
- 1/2 colher de café de cúrcuma em pó ou 1 rodela fina de cúrcuma fresca
- 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
- 200 ml de água quente não fervente em cerca de 80ºC
- Opcional: 1 colher de chá de óleo de coco extravirgem
Modo de preparo
Primeiramente, aqueça a água até começar a formar bolhas, sem deixar ferver. Em seguida, desligue o fogo e adicione o chá verde. Tampe e deixe em infusão por três a cinco minutos. Depois, adicione a cúrcuma e a pimenta-do-reino. “Misture bem”, aconselha a especialista. Caso desejar, coloque o óleo de coco e mexa novamente. “Se necessário, coe e beba morno”, finaliza.
Folhas secas de chá verde
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.