Portal Estado do Acre Notícias

Óleos no cabelo: veja como aplicar e remover os produtos dos fios

oleos-no-cabelo:-veja-como-aplicar-e-remover-os-produtos-dos-fios

Óleos no cabelo: veja como aplicar e remover os produtos dos fios

Os óleos capilares são grandes aliados para manter a saúde e a beleza dos fios, mas se não forem observados certos cuidados, eles podem acabar tendo um efeito contrário. Por isso, o Metrópoles conversou com uma especialista para descobrir a melhor forma de usar os óleos nos cabelos.

Leia também

Como aplicar e remover os óleos capilares sem prejudicar os fios

Além dos cuidados na aplicação e remoção, é preciso estar atento para as particularidades do seu cabelo. A dermatologista Lourena Emanuele Costa explica que pessoas com o couro cabeludo muito oleoso, dermatite seborreica ativa ou foliculite devem evitar o uso de óleos diretamente no couro cabeludo, pois podem agravar o quadro.

4 imagensFechar modal.1 de 4

O óleo de jojoba ajuda a equilibrar a oleosidade

Getty Images 2 de 4

O óleo de argan traz inúmeros benefícios, sendo um dos mais usados na indústria da beleza

Getty Images 3 de 4

O óleo de coco é importante para a hidratação capilar

Getty Images 4 de 4

O óleo de abacate é um aliado do fortalecimento capilar

Getty Images

“Também é fundamental realizar um teste de sensibilidade antes da aplicação completa, pois reações alérgicas são possíveis, especialmente com óleos essenciais”, comenta a médica. Ela também explica que existem óleos que não são recomendados para o uso no cabelo.

Os que são comedogênicos, ou seja, obstruem os poros, e os muito densos ou irritativos, não são boas escolhas. Lourena menciona o óleo mineral, um derivado do petróleo, que não traz benefícios nutricionais e pode pesar e sufocar os fios.

“Óleos essenciais puros, como canela ou cravo, nunca devem ser aplicados diretamente nos cabelos ou couro cabeludo, pois podem causar queimaduras e dermatite de contato. Sempre devem ser diluídos em um óleo vegetal carreador”, alerta.

Sair da versão mobile