MAIS

    ONU apoia Ucrânia e cobra cessar-fogo; Zelensky intensifica segurança

    Por

    O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres declarou apoio ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, referente a um possível cessar-fogo para pôr um fim na guerra entre Rússia e Ucrânia. A declaração foi enviada por meio de uma carta em que a ONU saudava o país pelo dia da independência na Ucrânia, comemorado no útimo domingo (24/8).

    “Este dia é um profundo lembrete da duradoura resiliência, unidade e determinação do povo ucraniano na sua busca por paz e um futuro próspero. No contexto do imperativo de fortalecer o multilateralismo e promover a paz, o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos para todos, as Nações Unidas reafirmam o seu apoio a um cessar-fogo completo, imediato e incondicional”, escreveu Guterres na carta.

    I thank the UN Secretary-General @antonioguterres for his congratulations on Ukraine’s Independence Day and appreciate the UN’s support for a ceasefire as a crucial step to end the killing and advance peace efforts.

    Peace is our common aspiration. Only Russia is currently not… pic.twitter.com/en81XbaSDc

    — Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) August 26, 2025

    Zelensky agradeceu o suporte da ONU e afirmou que somente a Rússia não está pronta para abandonar “a guerra, o assassinato e a destruição, bem como a violação da Carta da ONU”.

    Para um acordo de paz, o presidente dos EUA, Donald Trump, havia mencionado uma troca de territórios, onde Zelesnky teria que ceder áreas que estão sob domínio da Rússia e em contrapartida reconquistar outras terras. No entanto, o presidente ucraniano deixou claro que não irá entregar terras aos “ocupantes”, exaltando o nacionalismo e patriotismo na Ucrânia.

    “Isso significa que pressionar a Rússia também é nossa tarefa comum — uma tarefa de todas as Nações Unidas. Juntos, podemos parar a guerra e garantir uma paz abrangente, justa e duradoura, baseada na Carta da ONU”, afirmou.

    Garantias de segurança

    Nesta terça-feira, Zelesnky se reuniu com o Chefe do Estado-Maior da Defesa do Reino Unido, Tony Radakin, para discutir o fornecimento de tropas, armas militares financiamento para a produção de drones ucranianos com o propósito de assegurar suas terras

    5 imagensZelensky em reunião com membros da Defesa do Reiunio UnidoTrump e ZelenskyZelensky diz ter apoio de Trump e acusa Putin de blefar sobre pazVolodymyr Zelensky e Vasyl Maliuk, Chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia
Fechar modal.1 de 5

    Zelesnky se reuniu com o Chefe do Estado-Maior da Defesa do Reino Unido, Tony Radakin

    Reprodução/X2 de 5

    Zelensky em reunião com membros da Defesa do Reiunio Unido

    Reprodução/X3 de 5

    Trump e Zelensky

    Anna Moneymaker/Getty Images4 de 5

    Zelensky diz ter apoio de Trump e acusa Putin de blefar sobre paz

    Omer Messinger/Getty Images5 de 5

    Volodymyr Zelensky e Vasyl Maliuk, Chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia

    Mídia de Kiev

     

    “Também falamos sobre os esforços diplomáticos para pôr fim à guerra e alcançar uma paz real e duradoura. Devemos intensificar nosso trabalho ao máximo e garantir clareza e transparência em tudo o que se relaciona às garantias de segurança”, afirmou.

    Em meio as divergências para uma reunião entre Zelesnky e Putin, as negociações para um acordo de paz permanecem em contingência.