MAIS

    Padilha diz que não há nada de irregular em transplantes de Faustão

    Por

    Em vídeo publicado da rede social X neste sábado (9/8), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que não há “nada de irregular” nos transplantes realizados pelo apresentador Faustão. A declaração se deu após internautas afirmarem que acharam “estranho” o volume de procedimentos.

    “Chama o VAR. Não tem nada de irregular no transplante que o Faustão está fazendo. Ele fez um transplante porque já estava na fila de espera de urgência. Casos como o dele são realizados mais rápido por causa disso. Inclusive, alguns deles são realizados em até 48 horas”, declarou.

    Faustão está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde 21 de maio, para tratar de um caso de infecção bacteriana aguda com sepse.

    Em 7 e 8 de agosto, o apresentador, de 75 anos, foi submetido a um transplante de fígado e a um retransplante renal. Até o momento, não há previsão de alta hospitalar.

    Leia também

    A Central de Transplantes do Estado de São Paulo esclareceu que todo o processo seguiu os critérios legais estabelecidos para casos de gravidade.

    Como mostrou o Metrópoles, a Secretaria de Saúde informou que Faustão foi inscrito para o transplante duplo de fígado e rim após apresentar insuficiência nestes orgãos.

    “Recentemente, o paciente F. S. apresentou insuficiência hepática e renal sendo inscrito em maio de 2025, para transplante duplo, fígado/rim, e foi transplantado no dia 6 de agosto, seguindo os critérios de gravidade estabelecidos para este órgão”, disse em nota.

    Relembre

    Faustão passou por dois transplantes consecutivos nos últimos anos. Em agosto de 2023, o apresentador enfrentou complicações decorrentes de insuficiência cardíaca e foi submetido a um transplante de coração no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo.

    Pouco tempo depois, em fevereiro de 2024, Fausto Silva precisou de um novo procedimento: um transplante de rim, após agravamento de sua condição renal crônica.

    Desde então, Faustão mantém acompanhamento contínuo. Ele chegou a realizar sessões de hemodiálise como parte do tratamento pós‑transplante, até que seu quadro permitisse avançar para outra abordagem.

    No início de 2025, o apresentador foi internado novamente para tratar uma infecção; dias depois, ele teve alta e retomou os cuidados em casa.