O ex-presidente Jair Bolsonaro aparece como o favorito entre os eleitores do Tocantins para voltar à Presidência da República, conforme pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira (19/8). Foram testados dois cenários em que colocam Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) frente a frente, no qual o ex-mandatário vence tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea.
Bolsonaro, no entanto, está inelegível por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Leia também
-
Sarampo: Ministério da Saúde confirma 9 casos da doença no Tocantins
-
Ex-deputado é proibido de aproximar da família em Tocantins
-
Sarampo: Ministério da Saúde investiga 2 casos suspeitos em Tocantins
-
Tocantins aposta em recorde no verão das praias de rio
No primeiro cenário da pesquisa estimulada, em que uma lista de candidatos é apresentada, Bolsonaro desponta com 41,5% das intenções de voto contra 31,9% de Lula. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), aparece em terceiro com 8,7%.
No cenário 2, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro aparece empatada com o presidente Lula, com 32,5% e 32,3%, respectivamente.
Com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na disputa, Lula aparece na liderança no levantamento pela primeira vez com 32,5%.
Tarcísio tem 21,9% das intenções de voto e Ronaldo Caiado, 15%.
Já no último cenário, com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) colocado na lista de candidatos, Lula apresenta ampla vantagem, com 32,6%.
O filho do ex-presidente aparece em segundo nas intenções de voto, com 22,6%.
Na pesquisa espontânea, Bolsonaro lidera as intenções de voto com 21,1%, seguido por Lula, com 17,3%. Eleitores que não sabem ou não opinaram nessa etapa foram 52,7%.
O levantamento questionou os eleitores do Tocantins sobre a avaliação da atual gestão do governo Lula. Mais da metade dos eleitores, 56,5%, desaprova a administração.
O resultado mostra que 11,5% a consideram ótima, e 17,0%, boa. A classificação regular foi de 19,8%. Já 7,3% consideraram a gestão ruim e 43,1%, péssima.
O levantamento foi feito a partir de coleta de dados realizada por meio de entrevistas pessoais em 59 municípios de Tocantins, com uma amostra de 1.510 eleitores. Os eleitores foram ouvidos entre os dias 9 a 13 de agosto. A pesquisa tem grau de confiança de 95,0% para uma margem de erro estimada de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.