Portal Estado do Acre Notícias

Paraná Pesquisas: Bolsonaro é favorito sobre Lula no Tocantins

parana-pesquisas:-bolsonaro-e-favorito-sobre-lula-no-tocantins

Paraná Pesquisas: Bolsonaro é favorito sobre Lula no Tocantins

O ex-presidente Jair Bolsonaro aparece como o favorito entre os eleitores do Tocantins para voltar à Presidência da República, conforme pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira (19/8). Foram testados dois cenários em que colocam Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) frente a frente, no qual o ex-mandatário vence tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea.

Bolsonaro, no entanto, está inelegível por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia também

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, em que uma lista de candidatos é apresentada, Bolsonaro desponta com 41,5% das intenções de voto contra 31,9% de Lula. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), aparece em terceiro com 8,7%.

No cenário 2, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro aparece empatada com o presidente Lula, com 32,5% e 32,3%, respectivamente.

Com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na disputa, Lula aparece na liderança no levantamento pela primeira vez com 32,5%.

Tarcísio tem 21,9% das intenções de voto e Ronaldo Caiado, 15%.

Já no último cenário, com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) colocado na lista de candidatos, Lula apresenta ampla vantagem, com 32,6%.

O filho do ex-presidente aparece em segundo nas intenções de voto, com 22,6%.

Na pesquisa espontânea, Bolsonaro lidera as intenções de voto com 21,1%, seguido por Lula, com 17,3%. Eleitores que não sabem ou não opinaram nessa etapa foram 52,7%.

O levantamento questionou os eleitores do Tocantins sobre a avaliação da atual gestão do governo Lula. Mais da metade dos eleitores, 56,5%, desaprova a administração.

O resultado mostra que 11,5% a consideram ótima, e 17,0%, boa. A classificação regular foi de 19,8%. Já 7,3% consideraram a gestão ruim e 43,1%, péssima.

O levantamento foi feito a partir de coleta de dados realizada por meio de entrevistas pessoais em 59 municípios de Tocantins, com uma amostra de 1.510 eleitores. Os eleitores foram ouvidos entre os dias 9 a 13 de agosto. A pesquisa tem grau de confiança de 95,0% para uma margem de erro estimada de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.

Sair da versão mobile