Um passageiro de 67 anos portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) foi impedido de embarcar em um voo no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, nessa terça-feira (12/8), por falta de um formulário.
O documento é necessário para passageiros com algum tipo de necessidade especial. O pedido aconteceu em uma conexão de São Paulo à Porto Alegre em um voo da Gol que vinha de Dallas, nos Estados Unidos.
Leia também
-
Veja o que visitar neste fim de semana na Jornada do Patrimônio de SP
-
Vereador é condenado a 2 anos e indenização de R$ 25 mil por homofobia
-
Derrite quer promover a sargento PM baleado no pescoço em Paraisópolis
-
São Bernardo: frota de empresários alvos da PF tem Porsches e Ferrari
A Gol, segundo o relato da família do passageiro, não teria feito a solicitação do formulário em nenhum outro trecho da viagem até chegar ao Aeroporto de Guarulhos. Somente minutos antes do voo de conexão é que o pedido do Formulário de Informações para Passageiros com Necessidades Especiais foi feito.
O voo estava marcado para 15h35 e o documento só foi solicitado no portão às 14h56. A irmã do passageiro afirmou que uma médica brasileira conseguiu enviar o formulário, mas o embarque não ocorreu pois um médico da companhia não respondeu a tempo.
A viagem só aconteceu na quarta-feira (13/8), 24 horas depois. Por conta do incidente, a empresa arcou com os custos do hotel, transporte e alimentação durante a espera.
Em nota, a Gol afirmou que o embarque só poderia ocorrer com o formulário preenchido. “Por questões de segurança, todo passageiro com necessidade de atendimento especial por motivo de saúde precisa preencher até 72h antes do embarque.” A empresa disse, ainda, que seguiu as normas regulatórias e que a documentação ocorreu no prazo previsto.
Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que possui uma norma específica que garante a acessibilidade ao transporte aéreo (nº 280/2013). “O operador aéreo deve prestar assistência ao passageiro com necessidade em diversas atividades antes, durante e após o voo. É importante pontuar que o passageiro deve informar a empresa aérea com antecedência.”