O pilates tem sido um tipo de exercício cada vez mais procurado por pessoas de diferentes idades, com uma forte tendência de crescer ainda mais no futuro. Isso porque a prática ajuda muito em questões como fortalecimento, consciência corporal e mobilidade. Contudo, nem todo mundo tem tempo ou dinheiro para frequentar academias ou estúdios de pilates.
Leia também
-
Saia do sedentarismo na terceira idade! Conheça o pilates em casa
-
4 benefícios do pilates na terceira idade
-
Nem pilates, nem natação: descubra exercício perfeito para pessoas 65+
-
Pilates pode atrapalhar o emagrecimento? Fisioterapeuta explica
Justamente por isso, profissionais criaram variações dos exercícios de pilates que podem ser feitos em casa. É o caso do pilates na parede, que torna essa prática mais acessível.
De acordo com Henrique Santos, profissional de educação física, o método consiste em realizar exercícios tradicionais apoiando os membros na parede que funciona como instrumento chave para oferecer estabilidade e resistência, tornando os movimentos acessíveis a diferentes perfis e níveis.
“A prática é benéfica para criar resistência e correção postural, fortalecimento do core incluindo abdômen, lombar e pelve, além disso, auxilia na redução de dores musculares e alívio de sintomas de estresse, ansiedade e depressão”, explica.
Mas esses não são os únicos benefícios da prática. Ela também melhora a mobilidade, flexibilidade, tonificação muscular e coordenação motora e pode proporcionar maior intensidade conforme o grau de aproximação ou distância da parede.
Continue a leitura no site SportLife, parceiro do Metrópoles.