Se você já se perguntou por que os ovos ficam fora da geladeira no supermercado, mas devem ser refrigerados assim que chegam à sua casa, a resposta está na segurança alimentar e nas diferenças entre os ambientes de armazenamento.
Leia também
-
Descubra o que é o fio branco que aparece no ovo e se precisa remover
-
Pode comer ovo todo dia? Saiba o que acontece com o seu corpo
De acordo com a nutricionista e especialista em segurança de alimentos Kassia Lima Almeida, tudo começa com a cutícula, uma película natural presente na casca dos ovos frescos. Essa camada protetora impede a entrada de bactérias, como a temida Salmonella, e permite que os ovos sejam armazenados em temperatura ambiente por até 21 dias, desde que não sejam levados ou manuseados de forma inadequada.
“Nos mercados, os ovos não são lavados e ficam em um ambiente com temperatura e umidade controladas, sem grandes variações. Isso reduz o risco de contaminação e torna a refrigeração desnecessária nesse estágio”, explica Kassia.
Não é recomendado guardar ovos na porta da geladeira. A porta é a área com maior variação de temperatura devido ao abre e fecha
Como armazenar os ovos na sua casa
Ao chegarem ao ambiente doméstico, no entanto, tudo muda. Segundo a especialista, a temperatura da cozinha varia bastante ao longo do dia, há mais umidade, e os ovos podem ser manuseados ou até lavados, o que remove essa proteção natural da casca.
“Quando a cutícula é removida, a casca se torna mais porosa, facilitando a entrada de micro-organismos. Sem a refrigeração adequada, isso acelera a deterioração e aumenta o risco para a saúde”, alerta a especialista.
Os ovos são ricos em proteínas e vitaminas
Por isso, em casa, a recomendação da nutricionista é clara: guarde os ovos dentro da geladeira. Essa simples atitude prolonga a vida útil do produto — que pode chegar a 40 dias ou mais sob refrigeração — e evita a proliferação de bactérias.