A senadora Eudócia Caldas (PL-AL) e o senador Romário (PL-RJ) foram os únicos parlamentares do PL no Senado a não assinarem o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF). O documento reuniu o apoio de 41 dos 81 senadores, a maioria absoluta necessária para a abertura do processo contra o magistrado.
Antes do pedido de impeachment, Eudócia já havia desagradado à oposição ao não assinar o requerimento para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Marluce Caldas foi indicada ao STJ
Reprodução
João Henrique Caldas, JHC, prefeito de Maceió
Reprodução
Presidente Lula já criticou atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
Ministro Alexandre de Moraes
Hugo Barreto/Metrópoles
A senadora optou por não apoiar essas iniciativas para evitar atrapalhar o processo de indicação da procuradora Maria Marluce Caldas, sua cunhada, para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A indicação foi oficializada pelo presidente Lula em julho deste ano.
Eudócia Caldas é mãe do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC, reeleito em 2024 com mais de 83% dos votos válidos.
Leia também
-
O estado de saúde de Bolsonaro após Moraes autorizar visita médica
-
Damares pede vistoria na prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
-
Feminista processada por Erika Hilton recebe asilo na Europa
-
Governo e oposição se articulam para blindar Pix de ofensiva de Trump
A senadora assumiu o mandato em 2025, após Rodrigo Cunha (Podemos) se licenciar para ocupar o cargo de vice-prefeito da capital alagoana.
Senadora trocou PSB pelo PL
Com trajetória política iniciada como prefeita de Ibateguara (AL), eleita em 2004 e reeleita em 2008, Eudócia é médica especializada em gastroenterologia pediátrica e capitã aposentada da Polícia Militar de Alagoas.
Antes filiada ao PSB, migrou para o PL em outubro de 2022, durante a campanha para o Senado, quando foi eleita primeira suplente na chapa de Cunha.